No Dia Nacional de Controle das Infecções Hospitalares, ontem, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) divulgou a análise das taxas de infecções hospitalares registradas em 2012 no Paraná. Os dados fazem parte do monitoramento realizado em estabelecimentos de saúde que alimentam o Sistema Online de Notificação de Infecções Hospitalares (SONIH), criado em 2009 pelo Governo do Estado.

De acordo com a avaliação da secretaria, a pneumonia relacionada à Ventilação Mecânica é a mais comum nas UTIs dos serviços de saúde. Em 2012, foram registrados 43 casos de infecções por este tipo para cada 1.000 procedimentos/dia nas UTIs Cirúrgicas; 22,1 nas UTIs Gerais; 21,28 nas UTIs Cardíacas; 6,67 nas UTIs Pediátricas e 9,62 nas UTIs Neonatais.
Segundo o superintendente de Vigilância em Saúde, Sezifredo Paz, este monitoramento é modelo para o país e possibilita que gestores públicos e os próprios serviços de saúde tenham mais subsídios para traçar medidas de controle de infecção hospitalar.
O Paraná é o segundo estado que mais notifica infecção hospitalar do país. Isso não significa que temos uma situação mais grave aqui, mas que temos um sistema de notificação melhor, que permite um retrato mais real da situação dos nossos serviços de saúde, explicou o superintendente.