Em nota enviada à imprensa, o Sindicato das Empresas de Ônibus de Curitiba e Região Metropolitana (Setransp) acusa membros do Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Ônibus de Curitiba e Região Metropolitana (Sindimoc) de “sequestrar ônibus das empresas nesta terça-feira (5) para levá-los aos locais de protesto da categoria pela falta de segurança no transporte coletivo”

Segundo a nota,  Setransp recebeu relatos de seus colaboradores alegando que membros do Sindimoc barraram a passagem de seus ônibus e obrigaram os motoristas a deixar os veículos. Em alguns casos, até passageiros tiveram de desembarcar. As empresas estão levando os motoristas dos ônibus sequestrados para realizar o Boletim de Ocorrência.

 

Ônibus param na região Central de Curitiba. Veja cronograma de paralisações

 

Motorista reclama de som alto e é esfaqueado dentro de ônibus

“O Setransp volta a afirmar que está ao lado dos passageiros e colaboradores na busca por mais segurança pública, pois também é vítima dos crimes cometidos no sistema de transporte. No entanto, o Sindimoc, em vez de apontar caminhos para a solução do problema, apenas está criando mais um, prejudicando a mobilidade dos passageiros e o comércio em geral. O Setransp há tempos alerta para a questão da segurança e se reúne com frequência com a Guarda Municipal e a Polícia Militar para tratar desse tema. Recentemente, as empresas se juntaram aos órgãos gestores do transporte e da segurança pública e formaram o Comitê de Segurança no Transporte Coletivo, do qual, aliás, o Sindimoc faz parte”, diz a nota. 

De acordo com o comunicado, as empresas não têm poder para atuar na segurança pública, mas podem e já contribuem com o mapeamento dos locais com mais incidência de assaltos para que os órgãos competentes possam, quando possível, agir preventivamente ou, quando necessário, realizar a prisão dos bandidos.

Além disso, as operadoras também lembram que em Curitiba apenas 60% dos pagamentos são realizados com cartão transporte. É comprovado pelas estatísticas no Brasil e no mundo que o incentivo ao uso do cartão transporte é um grande aliado na luta contra os assaltos em tubos e linhas.