Já o Sindicato das Escolas Particulares do Paraná (Sinepe/PR) vai seguir a determinação do parecer do Conselho Nacional de Educação. Essa polêmica não existe, o início do período letivo será normal, no começo de fevereiro. Não haverá necessidade de alteração do calendário, afirmou Fátima Chueire Hollanda, assessora pedagógica do Sinepe.
Segundo Fátima, há três meses foi feita uma reunião com vários representantes de instituições de ensino particulares. O sindicato enviou duas sugestões de calendário e nenhuma cogita a antecipação do início das aulas para janeiro. O calendário é perfeitamente ajustável, mas pode ser que alguma instituição de ensino não siga a sugestão do Sinepe e antecipe o início das aulas, explicou.

De acordo com a assessoria de imprensa da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, as universidades estaduais e federais do Paraná têm autonomia para definir o próprio calendário de aulas e isso é feito ao longo deste ano. Nenhuma instituição definiu quando as aulas de 2014 vão começar.
O calendário letivo da rede municipal de ensino de Curitiba será definido no mês de agosto. Na rede estadual de educação o calendário será divulgado até o fim deste ano. O Sinepe sempre trabalha e conversa com a rede municipal e estadual para que todas as escolas, públicas, estaduais e particulares, tenham uma data de início de aulas aproximada, definiu Fátima.