A tempestade com rajadas de ventos derrubou quatro torres de energia de Furnas em Cafelândia, no oeste do Paraná na manhã desta quarta-feira (24). Segundo a estatal, as estruturas danificadas fazem parte do sistema de transmissão da energia elétrica produzida pela usina de Itaipu, em Foz do Iguaçu, à subestação de Ivaiporã, no norte do estado.

Segundo a estatal, apesar dos estragos não houve interrupção no fornecimento de energia. Equipes foram acionadas e cerca de 140 técnicos estão trabalhando na recuperação das torres que medem em média 43 metros e altura e pesam 14 toneladas cada uma. A previsão é que os trabalhos sejam concluídos em até dez dias.

As chuvas que atingiram parte do estado na madrugada e manhã desta quarta também causaram estragos em outros municípios da região. O Corpo de Bombeiros de Cascavel atendeu cerca de 40 chamadas de moradores solicitando lonas para cobrir as casas.

Os ventos que por volta das 6h chegaram a 80 km/h, segundo o Somar, em Marechal Cândido Rondon destelharam uma casa. Em Toledo, os ventos de quase 68 km/h, de acordo com o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), danificaram outras quatro residências.

Sem energia
No fim da manhã, o mau tempo deixou 12 mil imóveis sem energia elétrica em cidades do oeste e sudoeste do Paraná. Conforme a assessoria de imprensa da Copel, o fornecimento deve ser totalmente restabelecido ainda na tarde desta quarta-feira.