Rio Negro alagada
Cidade de Rio Negro debaixo da água (Foto: Prefeitura de Rio Negro)

Boletim da Defesa Civil do Paraná, divulgado às 11 horas deste domingo (21), aponta que as chuvas já afetaram 118.540 pessoas em 90 municípios do Paraná. São 12.653 pessoas que permanecem desalojadas e 1.529 desabrigadas. Pelos novos números, 22,55% das cidades do Paraná foram afetadas pelas tempestades entre 3 e 22 de outubro.

São 24 cidades em situação de emergência: Municípios em Situação de Emergência : Cascavel, Dois Vizinhos, Ivaiporã, Jardim Alegre, Mallet, Mangueirinha, Nova Prata do Iguaçu, Palmeira, Paula Freitas, Paulo Frontin, Peabiru, Pinhão, Pitanga, Porto Amazonas, Prudentópolis, Rebouças, Rio Azul, Rio Negro, Roncador, Santa Izabel do Oeste, São Jorge do Oeste, São José dos Pinhais, Mateus do Sul e União da Vitória.

A cidade de São José dos Pinhais, na Grande Curitiba, entrou na sexta (20) na lista. Lá, são 378 pessoas afetadas pelas tempestades e 68, por alagamentos e 60pessoas estão desalojadas, além de oito desabrigadas. De acordo com o boletim da Defesa Civil, 260 casas foram danificadas e uma pessoa segue desaparecida desde o dia 13. Ele teria caído no Rio Iguaçu.

Janela” de sol e calor faz curitibanos lotarem parques da cidade. Veja a previsão do tempo para a semana

Chuva já tem data para voltar

Segundo previsão do Simepar, a chuva deve voltar à maioria das cidades na terça (24), o que é preocupante, já que algumas cidades ainda estão bastante alagadas, como União da Vitória e Rio Negro. A segunda-feira começa com tempo estável e sol predominando nas diversas regiões do Paraná. Porém, a partir da tarde, a instabilidade aumenta nas regiões oeste e sudoeste do estado, devido ao avanço de áreas de instabilidades vindas do Paraguai e Argentina e associadas a uma frente fria que se intensifica sobre o oceano entre o Uruguai e o Rio Grande do Sul.