A Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional, alertou as Defesas Civis dos Estados do Paraná e Santa Catarina, no Sul do País, devido à possível ocorrência de temporais hoje.
De acordo com a Sedec, áreas de instabilidade formam nuvens carregadas que devem provocar pancadas de chuva nos dois Estados. Em alguns momentos, as chuvas poderão ser acompanhadas por raios e ventos de até 60 quilômetros por hora. A Sedec recomenda que a população evite áreas de alagamentos e lugares que ofereçam pouca ou nenhuma proteção contra raios e ventos fortes.
Há risco de deslizamentos de encostas, morros e barreiras. Os alertas foram baseados em informações do Centro de Previsão e Estudos Climáticos (Cptec) e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
O Paraná amanhece hoje com tempo instável. A umidade entre o Paraguai e o Estado originam um ambiente carregado de nuvens. Com isso, áreas de chuva ganham força já nas primeiras horas da madrugada entre o Oeste e Sudoeste e avançam pelas regiões paranaenses no decorrer do dia. De forma ocasional, as chuvas podem aparecer com mais intensidade e vir acompanhadas de trovoadas e ventos. As temperaturas apresentam um declínio mais significativo a partir da noite devido à uma massa de ar mais frio que ingressa no Sul do país.
Os termômetros em Curitiba devem ter a temperatura variando entre 13ºC e 19ºC com pancadas de chuva durante todo o dia. A máxima prevista para o Estado é de 23º C em Londrina e Maringá e a mínima deve ser registrada em Guarapuava, com 12ºC. Já na sexta-feira, o tempo permanece estável no Paraná. As áreas que devem provocar hoje as pancadas de chuva se afastam para o oceano. A nebulosidade varia bastante e há condições para formação de nevoeiro. No final de semana as temperaturas voltam a ficar amenas. No sábado, há até condições para formação de geadas, especialmente em áreas de serras, baixadas e fundos de vale, segundo previsão do Simepar. Porém, o resfriamento é mais significativo nos setores mais ao sul e leste do Estado.