Quando um artefato chega ao seu destino final e o responsável finalmente dá o visto, atestando que o produto foi realmente entregue, muitos industriais e outros empresários que dependem do segmento de logística para escoar suas mercadorias, respiram aliviados. Poucos sabem, mas para que essa cena se repita diariamente em milhares de estabelecimentos pelo país, é necessária uma grande e desafiadora jornada. O Brasil possui uma área de 8.516.000 km² – três vezes mais que Argentina e vinte duas vezes maior que o Japão – e atravessá-lo, de ponta a ponta, é um obstáculo inerente ao transporte de cargas, o que interfere em diversas oportunidades de negócios nos mais diferentes setores.

De olho nesse cenário desafiador, a empresa Transmarine, especializada em transporte terrestre, e a Skymarine, responsável por soluções logísticas náuticas e aéreas, juntam suas forças e propõe alternativas inovadoras capazes de driblar os problemas dos diferentes modais que rondam o setor de logística no país. A atuação em conjunto permitirá a promoção de soluções nas operações retroportuárias, armazéns gerais e transporte.

Para Osmar Munhoz Júnior, CEO da Transmarine, a fusão das duas marcas atende uma demanda dos próprios clientes das duas operadoras de logística. A Transmarine e a Skymarine prestam serviços de soluções logísticas para diversos segmentos – piso, plástico, ração animal, tinta, vestuário, bebida, cimento, construção civil, comércio eletrônico, ferro, náutico, máquina, milho, café, papel e alimentos. “Já praticávamos o transporte intermodal para alguns clientes dos mercados de farinha animal, fertilizantes, placas solares e feijão e resolvemos unir as duas empresas para oferecer para toda nossa carteira a praticidade de ter um único fornecedor”, explica.

Para os clientes, a unificação do serviço de logística significa otimização de custo e de tempo. Vale lembrar que o sucesso de uma companhia e o cumprimento de prazo junto aos clientes finais depende das práticas de logística adotadas. Quando um único fornecedor é responsável pela retirada do produto no pátio da empresa até a entrega no destino final, o planejamento, a execução e o controle da operação são simplificados.

“Com a fusão da Transmarine e da Skymarine vamos fazer a gestão completa do transporte de cargas. Não haverá ruídos na comunicação, algo comum quando existem vários fornecedores responsáveis por etapas diferentes de todo o processo de transporte, que é complexo. Quando oferecemos o serviço com exclusividade, desde a retirada da mercadoria, passando pela armazenagem, movimentação, estoque e transporte até o destino final, podemos mensurar todos os gastos e tomar as decisões corretas. Conseguimos realizar um comparativo de custos x orçamento, que nos ajudam a identificar em quais etapas do processo os dispêndios estão maiores do que o adequado, quais pontos precisam de atenção e como direcionar as ações de redução de custo. Sem falar na questão da rastreabilidade: nossos clientes acompanham em tempo real a movimentação da carga e trabalham com uma previsão concreta no que diz respeito a data de entrega da mercadoria no destino final”, informa Osmar Munhoz Júnior.

Liderança de mercado

A intenção do grupo com a união da Transmarine com a Skymarine é se tornar líder de marcado nacional. Para atingir essa meta, a proposta é oferecer um serviço diferenciado, focado nas necessidades individuais de cada cliente. “A personalização do atendimento é o maior diferencial do nosso grupo. Além da expertise em todas as etapas do processo que abrangem a elaboração de rotas que orientam quais são os percursos mais eficientes para as entregas, considerando o volume das cargas, os pontos de distribuição, os gastos de combustível, entre outras variáveis, dispomos de colaboradores capacitados para acompanhar, in loco, cada fase do transporte de cargas. Se for necessário, o cliente pode contar com um funcionário do grupo, que acompanhará pessoalmente a operação completa”, afirma o CEO da Transmarine.

Geração de empregos

E não são apenas os clientes da Transmarine e da SkyMarine que sairão ganhando com a unificação das plataformas de operação. “Também estamos buscando novas parcerias para encontrar frotistas para trabalharem no grupo em diferentes nichos (truque, refrigerado, fracionado, contêiner, baú, graneleiro e caçamba). Os fornecedores que se cadastrarem para prestar serviço com exclusividade em nosso grupo terão fidelização da rota”, finaliza Munhoz Júnior.