A Diretoria de Trânsito (Diretran) da Urbs vai liberar para o tráfego o último trecho da avenida Visconde de Guarapuava entre o Alto da 15 e o Batel, onde ainda era permitido estacionar, melhorando a fluidez do trânsito nas 33 quadras da rua entre a trincheira da Ubaldino do Amaral e a rua Castro Alves, a rápida sentido Portão.
Para liberar as faixas laterais em toda esta extensão será proibido estacionar ao longo das nove quadras entre a Ângelo Sampaio e a Castro Alves, nas duas pistas, completando a alteração iniciada em 2006 com a proibição de estacionamento em diferentes trechos da avenida.
A faixa amarela começará a ser pintada nos próximos dias e em seguida serão colocadas as placas de proibição de estacionamento. O trabalho não pode ser feito em dias de chuva, porque o chão precisa estar bem seco para receber a pintura. Os motoristas devem ficar atentos à sinalização porque a medida começa a valer a partir do momento em que a placa estiver afixada.
Nestas nove quadras, onde havia espaço de parada para até 230 carros, será proibido estacionar de segunda a sexta-feira, das 7 às 20 horas. O estacionamento neste trecho é liberado nos fins de semana. Até a Ângelo Sampaio, a proibição de estacionamento — em vigor desde 2006 — vale também para os sábados, entre 7 e 14 horas.

Movimento — A Visconde de Guarapuava começa no cruzamento com a avenida Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco, no Alto da 15, e termina uma quadra depois da rápida do Portão, na esquina com a rua Odin do Amaral. O trecho de maior movimento fica a partir da trincheira da Ubaldino, quando a avenida passa a ter duas pistas com três faixas em cada uma.
A proibição de estacionamento em mais nove quadras vai melhorar a circulação em uma das ruas mais movimentadas da cidade. Em horário de pico, chegam a passar mais de quatro mil veículos por hora — quatro vezes mais do que o registrado em dias normais na BR 277 em direção ao litoral e o dobro do que foi registrado no fim da tarde da sexta-feira véspera do feriado de carnaval deste ano, que foi de cerca de dois mil veículos por hora.

Sem estacionamento, o tempo de deslocamento para os motoristas fica menor tanto pelo fato de contar com uma faixa livre contínua em cada lado, quanto por não precisar esperar o tempo de manobra para estacionamento. Os semáforos da avenida Visconde de Guarapuava são sincronizados criando uma onda verde para quem dirige a uma velocidade constante, de 50km/h.
Esta onda verde é interrompida nos cruzamentos com canaletas do Expresso — Travessa da Lapa, Marechal Floriano Peixoto e Alferes Poli — porque a prioridade no trânsito é para o transporte coletivo.
O estacionamento na maior parte da avenida Visconde Guarapuava é proibido, desde 2006. Na época a medida encontrou resistência de comerciantes da avenida. A mesma proibição atinge outras vias da Capital, como a Brigadeiro Franco e Desembargador Mota, no Batel. A poribição é pelo mesmo motivo, dar maior fluidez ao tra´fego.