A Usina Hidrelétrica Roncador, em Bocaiúva do Sul, será reativada a partir de uma parceria entre a Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Curitiba, e a prefeitura da cidade. Fechada há mais de 40 anos, a Usina receberá o Marco Fundamental, a ser inaugurado no dia 26 de novembro, às 14h30, representa o início dos trabalhos para que se inicie a reforma.

O resultado desses trabalhos será o desenvolvimento de espaços de uso conjunto entre Universidade e Prefeitura, que poderão ser trabalhados em diversas áreas, como meio ambiente, turismo e ainda as ações tecnológicas relacionadas com a reforma da usina, conta Nicolau Barth, Diretor de Relações Empresariais e Comunitárias do campus.

A energia produzida será utilizada para o sustento da prórpria Usina, tornando possível o projeto atual e os que virão a ser implantados, já que a região não possui abastecimento de energia elétrica. “Além de não agredir o meio ambiente, já que a barragem e a casa de máquinas já estão prontas, necessitando apenas de reformas, a construção de ambientes atenderá a critérios de sustentabilidade ambiental”, afirma o Diretor de Relações Empresariais e Comunitárias.

“A intenção desse primeiro projeto, é tornar a usina um ambiente educativo, aliado à  questão ambiental. É um conjunto de idéias por parte da prefeitura e da UTFPR quanto à transformação do espaço atual em um espaço tecnológico, científico e cultural, destinado aos alunos e também à comunidade local”, explica Barth.