Com o plenário do Senado aprovando emenda à Constituição que reduz o porcentual de repasse de recursos para as Câmaras Municipais ficou aberto a para aprovação a proposta que aumenta o numero de Vereadores em todo o país. Em Curitiba temos 38 Vereadores. Com a aprovação da PEC dos Vereadores o numero pulará para 41 vereadores.

Vereadores 2
Uma medida esta sendo preparada pela União dos Vereadores do Brasil (UVB) com a finalidade destes “novos” vereadores tomarem posse imediatamente. Comenta-se, em Brasília, que  essa ação terá exito . Com isso, Curitiba ganharia mais 3 Vereadores ainda este ano.  Com a nova proporcionalidade os cáculos indicam os nomes dos “novos”. Seriam eles: Paulo Salamuni (PV), Roseli Isidoro (PT) e Sandoval (PTB).

Troca partidária
Cresce no Congresso Nacional a possibilidade da ocorrência de duas mudanças para as próximas eleições:

Primeira: O prazo de filiação partidária passaria de 1 ano para seis meses. Ou seja, ao invés de setembro do ano que antecede as eleições, o prazo máximo para a filiação partidária para o candidato estar apto a concorrer ao pleito, passaria para o mês de março do ano eleitoral.

Segunda: A abertura de uma “janela” para a troca de partido, sem a possibilidade de perda de mandato. Este prazo seria de 30 dias, antes do final do prazo para filiação de candidatos.

Com estas duas mudanças, os “caciques” de Brasília, acham que o processo eleitoral seria mais “tranqüilo”. O PMDB nacional abraçou a idéia e pretende colocá-la em uso. O prazo para a aprovação no Congresso Nacional acaba no mês de setembro deste ano, para vigorar em 2010.

Carnaval
Ocorreu esta semana em Curitiba um seminário que discutiu o carnaval em nossa cidade. Foram debatidos temas como: visão de outras cidades sobre o carnaval curitibano; construção de um sambódromo no bairro do Rebouças; maior apoio às escolas de samba, dentre outros assuntos.

Carnaval 2
Não é segredo que Curitiba não é referência em carnaval em nenhum sentido. Ao invés de debates sobre como animar nosso carnaval, as conversas e projetos deveriam ser outros. Como por exemplo, fazer de Curitiba um refúgio para quem não gosta da folia. Um projeto do tipo “Carnaval Cultural”, com exposições de arte; concertos de música; peças de teatro; exibição de filmes independentes e até workshops sobre cultura. Talvez assim conseguíssemos atrair turistas para nossa cidade nessa época e, mais uma vez, sermos exemplos para outros centros.

SOBE
O prefeito de Cruzeiro do Oeste, Zeca Dirceu (PT), no último domingo ele reuniu para seu aniversário figuras importantes do cenário político nacional. Tudo com auxílio do seu pai, o ex-chefe da Casa Civil José Dirceu, que é seu grande mentor político.

DESCE
O Senado Federal é a maior fonte de escândalos hoje em nosso País. A cada dia uma nova bomba é detonada. Desde atos secretos, até contas correntes sem registro são pautas diárias para os veículos de comunicação.

“Se o PT se recusa a discutir à luz de Freud e de Marx, vamos mesmo de Victor e Léo. Algumas coisas mudam, nada é igual, numa noite estranha a gente se estranha e fica mal.”

(Luiz Cláudio Romanelli, líder do governo na Assembléia Legislativa)