A Universidade Federal do Paraná (UFPR) divulgou dados finais sobre o Processo Seletivo de 2009. Com mais vagas para este ano, novos cursos e uma série de novidades, o vestibular apresenta uma tendência de democratização. Candidatos de classes menos favorecidas e deficientes físicos passam a ter mais facilidade no acesso ao ensino superior.

De acordo com a assessoria de comunicação da universidade, 43.509 pessoas se inscreveram para o vestibular de 2009. Do total, 4,31% são candidatos que concorrerão às vagas de cotas raciais e 20,64% às cotas sociais. A universidade oferece 20% das vagas para cada categoria, o mesmo percentual oferecido no último vestibular. Do total de inscritos, 2.259 são treineiros.

Os cursos mais concorridos permanecem os mesmos dos anos anteriores. Medicina aparece em primeiro lugar com 30,32 candidatos por vaga, num total de 176 vagas. Em segundo surge o curso de Publicidade e Propaganda, que tem 21,17 concorrentes para cada uma das 30 vagas ofertadas. Na terceira posição, o curso de Jornalismo,  que oferece 30 vagas, e tem 19,70 candidatos por vaga. Direito Noturno aparece em quatro lugar, com 17,42 concorrentes para cada umas das 100 vagas.

Novidades — Três grandes novidades para o processo seletivo de 2009 são a criação de vagas para pessoas com deficiência, as mais de mil novas vagas criadas pelo Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI) e ainda a criação de 12 novos cursos com ênfase no período noturno.
Em relação às vagas para pessoas com deficiência, cada curso ofertará obrigatoriamente uma vaga destinada aos portadores de necessidades especiais. O candidato passará pelas mesmas regras e critérios de avaliação, exceto em relação à realização da prova, que se adequará às necessidades do candidato.

A direção ainda não sabe precisar o número de concorrentes para estas vagas.
“Acreditamos que o envolvimento de candidatos portadores de necessidades especiais vai aumentar progressivamente. A demanda inicial pode ficar abaixo do esperado, mas as portas estão abertas e isso é uma coisa que será construída aos poucos”, apontou a reitoria em exercício, Maria Helena Mendonça.
O REUNI, a maior novidade para o vestibular de 2009, trouxe o acréscimo de 1.105 novas vagas. No total, a universidade ofertará 5.204 vagas para o processo seletivo deste ano. Para a reitora em exercício, a expansão representa um avanço extraordinário para a instituição e aponta que toda a infra-estrutura e pessoal necessário para comportar os novos alunos estarão prontos em março do ano que vem, quando inicia o ano letivo.

“O REUNI teve um prazo muito curto para discussões, por isso causou certo receio. Mas, ele é algo extraordinário. O prédio da Rede Ferroviária Federal (RFFSA), cedido à universidade, será ocupado progressivamente já a partir de 2009. Ainda está em discussão se será com cursos, área administrativa ou ambos. O que garantimos é que em março estaremos com tudo pronto para receber os novos alunos”, afirmou Maria Helena.

Outro ponto que cabe ressaltar é a criação de 12 novos cursos, todos com ênfase no período noturno. De acordo com a reitora em exercício, a criação destes cursos foi uma política acertada. “Dados do perfil dos candidatos apontam que muitos deles precisam trabalhar em período integral desde o primeiro ano, ou contribuem para o sustento da família, e por isso há o aumento de procura de vagas noturnas. A criação desses cursos a noite foi muito necessária”, aponta a reitora.