Divulgação – Stanley Kubrick e Jack Nicholson nos bastidores de ‘O Iluminado’.

Morria, em 07 de março de 1999, um dos maiores diretores da história do cinema (senão o maior): Stanley Kubrick. O seu olhar e a sua técnica estavam acima de toda e qualquer convenção e, justamente por causa disso, as suas obras conseguiram um alcance e uma influência difíceis de se mensurar.

O seu passado como fotógrafo possibilitou a construção de diversas camadas visuais em seus filmes, tornando-os todos diferentes entre si, mas unificados no sentido de transportar o público para dentro da história, como se estivesse participando de maneira camuflada da ação. Talvez por isso seja difícil atribuir a Kubrick um estilo próprio. Cada filme fala por si só, graças à apuração e excelência do trabalho do diretor, que desnudou como poucos as neuroses e absurdos da sociedade moderna.

O fato de ser uma figura controversa e avessa à convivência falsamente pacífica de Hollywood transformou Kubrick em uma sumidade, e a sua obra continua a se fazer presente em diferentes aspectos da cinematografia, mesmo após 20 anos de seu falecimento.

Nesta pequena homenagem ao diretor, listamos os seus filmes, do pior ao melhor. Confira a lista no BARULHO CURITIBA!