Publicidade
Defesa Civil

22 dicas para garantir a segurança antes, durante e depois de tempestades

(Foto: Mario Akira)

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) divulgou Alerta laranja de tempestade para Curitiba da zero hora até as 23h59 desta quinta (19). A previsão é de chuva entre 50 e 100 mm/dia, ventos intensos, com velocidade entre 60 e 100 Km/h e  queda de granizo. Quando a tempestade é anunciada, os cidadãos podem tomar alguns cuidados para garantir a sua segurança e de sua família. O Bem Paraná, em parceria com a Defesa Civil, separou as dicas mais importantes antes, durante e depois da tempestade. Também há dicas sobre como agir se estiver dirigindo durante a tempestade e com alagamentos.

Antes das chuvas

1) Providencie a poda ou corte de árvores próximas a residências, com risco de queda. (Procure a Administração Regional de sua cidade ou o Corpo de Bombeiros);

2) Conserte as falhas do telhado, troque as telhas quebradas, reforce a fixação renovando pregos e madeiras e isole a fiação elétrica. Importante que os reparos sejam feitos com orientação de um profissional da área;

3) Não acumule lixo nem entulhos nas ruas. Com a chuva, os mesmos vão parar nos bueiros (bocas-de-lobo) causando entupimentos.

Durante a tempestade em casa

4) Desligue os eletrodomésticos e eletroeletrônicos das tomadas

5) No caso de microcomputadores, desligue da tomada telefônica (quando há internet) e também da tomada da rede elétrica

6) Recolha e proteja os animais

7) Fique longe das janelas

8) Evite usar o telefone fixo ou celular

9) Se o nível da água estiver subindo, vá com sua família para um lugar seguro. 

10) Evite sair de casa

Se estiver na rua a pé

11) Se for necessário sair, leve capa de chuva e vista sapatos (ao invés de sandália ou chinelo)

12) Se estiver ao ar livre procure um abrigo seguro, mas não fique perto ou embaixo de árvores, cerca de arame ou rede elétrica, por causa dos raios

Se estiver dirigindo

13) Se estiver dirigindo, pare em um local alto (livre de inundações) e mantenha os vidros do carro fechados

14) Caso esteja dirigindo, fique atento à altura da água. Evite passar por locais onde o nível é superior à metade da altura da roda.

15)  Se possível, evite dirigir por locais onde normalmente alagam. Vale a pena gastar um pouco mais de combustível em um trajeto mais longo para não correr o risco de provocar avarias sérias ou até mesmo perder o veículo.

16)  Caso seja inevitável entrar na água, mantenha velocidade baixa, constante e evitando ao máximo trocar de marcha enquanto se encontrar no trecho alagado.

17) Se o carro morrer no trecho alagado, não tente dar a partida novamente, pois poderá provocar danos maiores.

18) Caso tenha estacionado em um lugar que ficou alagado, chegando a cobrir o motor, não tente ligar o veículo quando a água baixar. Chame um guincho e leve o veículo à oficina.

Depois da tempestade

19) Depois que a tempestade passa, se a casa foi inundada, é necessário tomar todas as medidas de higiene antes de voltar a frequentar o ambiente, para evitar a transmissão de doenças.

20) É importante sempre manter o quintal limpo, não deixando lixo ou entulhos no local, facilitando assim o escoamento da água da chuva.

21) Cuidado com a água que for beber. Veja se não foi contaminada pela inundação, o que pode trazer sérios riscos à saúde;

22) Não use equipamentos elétricos que tenham sido molhados; nem em locais inundados, pois há risco de choque elétrico e curto-circuito.





Publicidade

Plantão de Notícias

Mais notícias

DESTAQUES DOS EDITORES