O número de mortes suspeitas na UTI do hospital Evangélico, em Curitiba, pode ser bem maior. É o que aponta reportagem do programa Fantástico, exibida na noite deste domingo (24). Na reportagem, o médico Mário Lobato, que coordenou uma sindicância para investigar as denúncias, disse que há pelo menos 20 óbitos suspeitos.

“São mais de 20 casos, e temos quase 300 já para fazer o fechamento”, disse Lobato, ao programa. Pelo menos 1.700 prontuários ocorridos desde 2006 estão sendo analisados por ele e pela equipe. “O depoimento das pessoas que trabalhavam lá dentro confere com os prontuários que foram analisados”.

O hospital Evangélico ficou sob investigação depois que a médica Virginia Helena Soares de Souza, que chefiava a UTI, foi acusada de facilitar a morte de pacientes que estavam sob tratamento intensivo. Outros sete profissionais que também trabalhavam na unidade também foram acusados. Ao todo, sete óbitos estão na mora do Ministério Público, que considera que as ordens vinham de Virgínia Helena. A médica, que deixou a prisão preventiva na última semana, nega tudo.

O advogado Elias Mattar Assad, que defende a médica, disse ao Fantástico que a conduta da médica nos casos suspeitos foi correta. “Nós poderemos provar que tudo que aconteceu naquela UTI tem justificativa na literatura médica”, afirmou.