Recuperar a fachada do prédio é, sem dúvida, uma das maiores obras necessárias dentro do condomínio. E justamente por isso deve ser decidida com muito cuidado, até porque o preço desta obra não é dos menores.
O diretor da Compacta Engenharia, Renato Nahas, empresa que atua em recuperação, remodelação e restauração de fachadas há 27 anos enfatiza a importância de o condomínio contratar um consultor técnico que seja especialista no tipo da fachada a ser recuperada.

O papel desse consultor será emitir um laudo técnico especificando em detalhes o problema e a solução a ser adotada.
O diretor da administradora de condomínios Artrax, João Luiz Annunciato, vai pelo mesmo caminho. A emissão do laudo é a providência que toma quando algum cliente precisa da restauração na fachada do condomínio.
“O método de receber vários orçamentos sem ter o laudo como referência é ruim, porque vão aparecer valores muito diferentes e não há garantia de que o serviço seja bem feito”, esclarece Annunciato.

Se for uma repintura, por exemplo, a Artrax chama um fabricante de tintas para dar por escrito as instruções necessárias ao serviço.
Em seguida, a equipe técnica da administradora retira as marcas comerciais dos produtos indicados e elabora o laudo técnico propriamente dito, que será levado então à assembléia de condôminos. “Na assembléia, os participantes só precisarão decidir sobre preço e condições de pagamento, em cima de propostas de empresas, todas relacionadas ao serviço que está no laudo.”

Se se tratar de uma fachada com revestimento (cerâmico, granito, mármore, entre outros), é então chamado um fabricante do revestimento específico.
Importante — Considerando a obra em si, o diretor da Invescon Arquitetura & Construção (que presta serviços de recuperação), Carlos Marcelino, enfatiza que o fator mais importante nas restaurações das fachadas é sempre a preparação para o acabamento, “ou seja, o hidrojateamento, os fundos e os impermeabilizantes, que serão fatores determinantes para a qualidade do serviço”.

CONHEÇA AS SOLUÇÕES PARA INFILTRAÇÕES

Tipo de fachada

Alvenaria com revestimento tradicional
Solução
Hidrojateamento – limpeza; tratamento da armadura e alvenaria; aplicação de um fundo preparador; aplicação de impermeabilizantes; e aplicação de tinta látex acrílico

Tipo de fachada

Alvenaria com revestimento de argamassa travertino
Solução
Problema muito semelhante ao anterior, porém, com solução distinta: hidrojateamento. Após esta etapa, há a necessidade da remoção das placas ou painéis por inteiro. Não é recomendável fazer reparos localizados na fachada. O material utilizado é próprio e de fabricação adequada para este tipo de acabamento.

Tipo de fachada

Cerâmica (pastilhas)
Solução
Hidrojateamento; remoção das placas cerâmicas soltas ou pastilhas para o tratamento do substrato e por último a colocação de novas pastilhas recortadas em placas.

Tipo de fachada

Concreto aparente
tem um processo de recuperação extremamente técnico
Solução
Hidrojateamento; processo de lixamento mecânico (utilização de lixadeiras) para remoção de verniz ou resina acrílica. O tratamento da estrutura é igual aos anteriores. Porém, o material utilizado é totalmente restrito a este tipo de fachada