O Atlético-PR inicia às 21h50 desta quarta-feira (20) a luta pelo título da Copa do Brasil contra o Flamengo. É a terceira final consecutiva que conta com a participação de um time do Paraná. Um jogo importante para a afirmação do futebol paranaense no cenário nacional.

Até hoje, os times do Paraná conseguiram dois títulos de expressão: o Campeonato Brasileiro, de 1985, conquistado pelo Coritiba, e o de 2001, vencido pelo Atlético-PR*. Os maiores vencedores dos Brasileiros são os times paulistas, com 28 conquistas (considerando o Brasileiro Unificado) e os cariocas, com 20 taças. Se levados em consideração também o número de títulos da Copa do Brasil, a diferença é ainda maior: 38 para os times de São Paulo e 20 para os do Rio de Janeiro, contra apenas os dois troféus dos clubes do Paraná. Curiosamente, o Coxa, vice-campeão da Copa do Brasil em 2011 e 2012, foi derrotado na final por um time carioca (o Vasco, em 2011) e no ano passado por um paulista (o Palmeiras).

Se levantar a taça, o Furacão irá demonstrar que o futebol paranaense está pronto para dar um passo adiante e, finalmente, disputar de forma mais equilibrada (o abismo financeiro entre as equipes impossibilita uma disputa igualitária)contra os principais times do país. Além disso, encerrar-se-ia uma síndrome que há muito afeta os times do Paraná: a síndrome do vice.

Após o título Brasileiro do Atlético-PR em 2001, o futebol paranaense esteve perto de levantar uma taça importante em quatro ocasiões: 2004, 2005, 2011 e 2012. No ano passado e retrasado, como já citado, o Coxa acabou derrotado na final da Copa do Brasil por, respectivamente, Palmeiras e Vasco. Já em 2004 foi o Furacão quem ficou no quase, deixando escapar o bicampeonato brasileiro na penúltima rodada – o Santos acabou faturando a taça. Em 2005, novamente os paulistas jogaram água no chopp paranaense: na final da Libertadores, deu São Paulo contra o Furacão.

Números colocam Atlético-PR na frente

Nos dois jogos em que se encontraram neste ano, Atlético-PR e Flamengo protagonizaram grandes partidas, com a torcida paranaense rindo por último. Na primeira partida, no dia 1º de junho de 2013, empate na Arena Joinville por 2 a 2 – o Furacão vencia por 2 a 0, mas acabou cedendo o empate. Depois, no dia 19 de setembro, vitória atleticana por 4 a 2 no Maracanã, após o Flamengo abrir dois gols de vantagem ainda no começo do jogo.

Experiência

O torcedor poderá ver em campo dois times com muita experiência. Do lado do Atlético-PR, o técnico Vágner Mancini e o zagueiro Luiz Alberto já foram campeões da Copa do Brasil. O lateral-direito Jonas também esteve presente nas duas últimas finais da competição. Já no Flamengo, só da barca de ex-corintianos, o goleiro Felipe, o lateral-esquerdo André Santos, o zagueiro Chicão e o volante Elias já sentiram o gostinho de levar a taça. O lateral-direito Léo Moura também já foi campeão antes, enquanto o zagueiro Wallace foi vice em 2010, com o Vitória.

*outros torneios de importância, como a Fita Azul, o Torneio do Povo, ambos conquistados pelo Coritiba, ou o Torneio dos Campeões de 1969, que ficou com o Grêmio Maringá, são desconsiderados por não serem mais disputados.