O Atlético Paranaense terá que superar, pelo menos, cinco desafios para conquistar o título da Copa do Brasil. O segundo jogo da final será na próxima quarta-feira, contra o Flamengo, no Maracanã. No primeiro jogo, em Curitiba, houve empate por 1 a 1.

Um dos desafios do técnico Vagner Mancini é superar os desfalques do lateral-direito Léo e do meia Everton. Léo é peça importante no aspecto ofensivo. O time paranaense precisa marcar gols – o empate por 0 a 0 dá o título ao Flamengo – e o treinador ficou sem seu único lateral destro ofensivo. O substituto imediato é Jonas, que tem características de zagueiro. No jogo de ida, Léo não atuou porque estava suspenso e o escolhido para a posição dele foi o volante Juninho, que teve apenas uma missão: marcar o velocista Paulinho. Léo segue suspenso por mais um jogo.

Everton não jogará no Maracanã porque levou o 3º cartão amarelo. As estatísticas mostram que ele é o motor do time. Marca como volante, arma como um meia e ataca como um ponta-esquerda. No Brasileirão, é jogador do Atlético que mais acerta cruzamentos e o que mais comete faltas, o 2º que mais dribla, o 3º que mais passa, que mais finaliza e que mais sofre faltas e o 4º que mais desarma.

O pior é que Everton não tem substituto no elenco. No aspecto ofensivo, quem mais se assemelha é Felipe, que vem sendo ignorado por Mancini. No defensivo, o mais parecido é Zezinho.

Outro desafio, além da escalação, será derrubar o excelente retrospecto do Flamengo com Jayme de Almeida no Maracanã. Com ele, foram nove jogos no estádio. Desses, sete foram como mandante – com seis vitórias e um empate. Como visitante nesse local, jogou duas vezes com o Botafogo – um empate e uma derrota.

O Maracanã lotado impõe mais um obstáculo ao Atlético. Após o empate na Vila Capanema, Mancini afirmou que alguns dos jogadores da sua equipe sentiram o peso de uma final. Na próxima quarta-feira, como os novatos vão reagir perante um público de 70 mil pessoas?

O Atlético também vem de uma má fase como visitante. Foram quatro derrotas e quatro empates nos últimos jogos. Curiosamente, a ultima vitória fora de casa foi exatamente sobre o Flamengo, por 4 a 2, no Maracanã, em 19 de setembro. Após o jogo, o técnico Mano Menezes pediu demissão do clube carioca.

Na próxima quarta, porém, o time paranaense tem a obrigação de tomar a iniciativa da partida e buscar a vitória. Um empate por 0 a 0 dá o título ao Flamengo, já que o gol fora de casa é critério de desempate.