Victor Frankenstein sabe o quão doloroso é ver a cria voltar-se contra o criador. E para evitar o efeito Frankenstein, o Atlético-PR entra em campo nesta quarta-feira (27), às 21h50, sonhando em conquistar o inédito título da Copa do Brasil, em pleno Maracanã. Na primeira partida, na Vila Capanema, empate em 1 a 1 que deixa o rubro-negro carioca com vantagem para a grande decisão.
Na história de Mary Shelley, Victor é um estudante de ciências naturais que, após descobrir o segredo da geração da vida, cria uma criatura gigantesca, com aparência humana, a partir de diferentes partes do corpo de pessoas mortas. A criatura, contudo, acaba fugindo ao controle de seu criador, que perde o irmão, a esposa e, por fim, a própria vida.
Para evitar um enredo trágico, o Furacão precisará sair do Rio de Janeiro com o caneco. Explica-se:
No dia 19 de setembro deste ano, Flamengo e Atlético-PR se enfrentaram no Maracanã. A equipe carioca, na época comandada por Mano Menezes, ocupava a 15ª colocação no Brasileiro. E acabou derrotada pelos paranaenses por 4 a 2, após sair vencendo por 2 a 0.
Depois do jogo, Mano Menezes, sem dar maiores explicações, pediu demissão. O clima na Gávea ficou pesado: os jogadores eram acusados de falta de comprometimento. Na imprensa e na torcida, roava o boato de que o treinador havia se demitido por não acreditar que o elenco poderia render mais.
Para o lugar de Mano, o clube carioca resolveu apostar em Jayme de Almeida. E as coisas mudaram da água para o vinho no Ninho do Urubu. A equipe, antes fortemente ameaçada pelo rebaixamento, reagiu no Brasileiro e conseguiu fazer uma campanha, pelo menos, tranquila. Na Copa do Brasil, o Flamengo, passou por cima do arquirrival Botafogo e do Goiás, dois times que lutam para chegar à Libertadores.
E desde que Jayme assumiu a equipe, a torcida flamenguista não viu mais seu time ser derrotado em casa: foram 9 partidas com sete vitórias e dois empates. Os cariocas também não sofreram mais do que um gol jogando em casa.
Flamengo em casa sob o comando de Jayme de Almeida
4 x 1 Criciuma
1 x 1 Vasco (jogo em Brasília)
2 x 1 Internacional
2 x 1 Bahia
4 x 0 Botafogo
1 x 0 Fluminense
2 x 1 Goiás
1 x 1 Goiás
1 x 0 Corinthians