Vanessa Van Dyke, 12 anos, estuda em uma escola particular de Orlando, nos Estados unidos, e foi ameaçada de ser expulsa da instituição se não mudasse seu corte de cabelo. Segundo a emissora de TV WKMG, a família afirmou que a direção deu uma semana para a estudante mudar o visual.
A adolescente, que possui cabelos crespos e volumosos, começou a ser alvo de brincadeiras por teu seu visual diferente desde o começo do ano. Houve pessoas que a provocaram por seu cabelo, e me parece que estão culpando-a por isso, afirma Sabrina Kent, mãe da menina. Vou lutar pela minha filha. Se ela quer usar o cabelo assim, ela vai mantê-lo assim. Há pessoas que podem pensar que usar o cabelo natural não é apropriado, mas ela é bonita assim, completa Sabrina.
A instituição onde vanessa estuda, a Faith Christian Academy, possui regras sobre vestimenta e cabelos dos estudantes. Os cabelos devem estar na cor natural e não devem ser uma distração, diz a normativa, que exemplifica moicanos e raspados como cortes não recomendados.Você pode ter uma criança com espinhas no rosto. Você vai chamar isso de distração?, declara a mãe de garota.
Um comunicado da escola informou que não solicita um corte no cabelo de Vanessa, apenas requer que ela siga as regras da instituição.