A instalação do telhado é parte crucial de uma edificação, já que a escolha do modelo das telhas e suas respectivas características interferirão diretamente nos resultados a longo prazo. No entanto, é comum nos deparamos com problemas no material e na estrutura da obra, como   destelhamentos e infiltrações no teto. Qualquer erro mínimo nessa etapa do processo pode resultar em gastos extras e dor de cabeça para os moradores e frequentadores do espaço.

Telha termoacústica da Ajover Brasil / Foto: Divulgação

Pensando nisso, convidamos André Minnone, gerente responsável pela Ajover Brasil – referência no segmento de telhas translúcidas (policarbonato) e termoacústicas no país – para apontar alguns erros cometidos nas obras que podem ocasionar problemas no futuro. Confira:

Sobre a inclinação indicada

Se atentar à inclinação exigida por cada fabricante é de extrema importância, já que a falta do ângulo correto pode resultar em retorno d’água, goteiras e transbordamento lateral. “Cada telha tem uma inclinação mínima que é calculada para proteger o telhado de condições externas e variações climáticas”, explica André.

Fixação das telhas

 Os ventos fortes são responsáveis por parte dos problemas com telhados, já que podem danificar a estrutura e destelhar a edificação. Para evitar essa situação, é preciso analisar a região da construção, considerando as obras ao redor e as condições climáticas do local. Além disso, como foi dito anteriormente, a inclinação do telhado também deve ser considerada na hora de definir que tipo de fixação deve ser realizado – já que telhas mais inclinadas exigem mais atenção.

“O nível de fixação deve ser avaliado por um profissional, mas todo telhado exige, pelo menos, a fixação total da primeira fila. Esse processo pode ser realizado com parafusos, pregos com borrachas de vedação, grampos ou amarrações vedadas”, afirma o gerente da Ajover Brasil.

Planejamento a estrutura

Não dedicar a atenção necessária para a estrutura de apoio do telhado é um grande erro! Quando mal projetada ou mal executada, essa etapa pode deixar o telhado ondulado, deformado e empenado. Além da estética, esses problemas também podem levar à quebra das telhas e a futuras infiltrações.

“Por isso, é sempre importante contratar um profissional para gerenciar toda a obra e garantir uma construção duradoura e sem problemas futuros desnecessários” finaliza Minnone.