O movimento Maio Amarelo – Atenção Pela Vida realiza neste sábado (10) uma passeata de mobilização pela segurança do trânsito em Curitiba. A concentração acontece a partir das 9h30 na Praça Santos Andrade e a manifestação pacífica, com faixas e cruzes pretas lembrando as vidas perdidas no trânsito, segue pela Rua XV de Novembro até a Praça Osório.

O Maio Amarelo é um movimento internacional de conscientização para redução dos acidentes de trânsito, com ações que têm o objetivo de colocar em pauta o tema trânsito para toda a sociedade, estimulando a participação dos cidadãos, empresas, governos e entidades. Na capital paranaense, o Maio Amarelo é uma iniciativa da Prefeitura de Curitiba – através das secretarias municipais de Trânsito e Saúde, responsáveis pelo Projeto Vida no Trânsito na cidade –, o Instituto Paz no Trânsito (Iptran) e a Agência Nacional de Mobilidade (Anamob).

As forças do bem precisam se unir em favor da harmonia e compartilhamento no trânsito. Quando essas forças se concentram ao mesmo tempo, como no mês de maio, conseguimos mais adesões na luta pela vida, afirma a secretária municipal de Trânsito, Luiza Simonelli.

Em 11 de maio de 2011, a ONU decretou a Década de Ação para a Segurança no Trânsito. A partir desta data, o mês de maio se tornou referência para o balanço das ações realizadas em todo o mundo para a redução dos acidentes de trânsito. O amarelo simboliza a atenção e também a sinalização de advertência no trânsito.

A presidente do Iptran, Christiane Yared, lembra que o Maio Amarelo foi criado para conscientizar uma sociedade que precisa de mudança. É um grito para atenção no trânsito. Todos temos direito de ir às ruas e nos manifestar pedindo mais educação, fiscalização e leis mais efetivas no trânsito de nossa cidade, diz.