SÃO PAULO, SP – O índice de armazenamento das represas do sistema Rio Claro foi corrigido pela Sabesp. O novo número aponta que o nível de água no sistema é quatro pontos percentuais menor do que havia sido divulgado.
No dia 23 de janeiro, a Sabesp divulgou que o nível do sistema Rio claro estava em 30,6%. Neste domingo (25), o valor registrado para o dia foi alterado e passou a indicar que naquele momento o sistema operava com 26,6% do nível dos seus reservatórios. A medição do dia 24 de janeiro também foi corrigida para baixo e mudou de 30,6% para 27,17%.
Segundo a Sabesp, as fortes chuvas e raios que caíram sobre os mananciais do sistema no dia 22 de janeiro danificaram o sensor que registra o nível das represas. O problema foi identificado no dia seguinte, quando foi realizada a manutenção.
O sistema Rio Claro abastece bairros da zona leste da capital paulista e parte dos municípios de Ribeirão Pires, Mauá e Santo André.
Neste domingo (25), o volume armazenado no sistema é de 27,3%, um aumento de 0,2 ponto percentual em relação ao dia anterior. A quantidade de chuvas acumulada no mês está em 154,9 mm, abaixo da média histórica para janeiro, que é de 298,9 mm.