O senador Álvaro Dias (PSDB) foi escolhido para ser o novo líder da bancada de oposição ao governo Dilma Rousseff (PT) no Senado. Mesmo sem o cargo, o tucano já era visto na Legislatura passada como uma das principais vozes oposicionistas à administração Dilma e ao PT, o que lhe garantiu no Paraná uma reeleição com votação recorde com 70%. Diante da crise que se abate sobre o segundo mandato de Dilma e a cada vez mais crescente rejeição ao PT no Estado – o palanque da liderança de oposição certamente pode garantir a Álvaro o empurrão que faltava para ele emplacar uma candidatura à sucessão do governador Beto Richa (PSDB) em 2018.

Reprise
Apesar de faltarem quatro anos para a eleição, no ninho tucano paranaense, a discussão sobre a sucessão de Richa já está em pleno vapor. Setores da legenda consideram que o PSDB não pode repetir no plano estadual o erro que cometeu na eleição de Curitiba, em 2012, quando deixou de lançar candidato à prefeitura para apoiar a reeleição do então prefeito Luciano Ducci (PSB). Em razão disso, Gustavo Fruet – que reivindicava a vaga de candidato tucano na época – deixou a legenda e migrou para o PDT, onde disputou a eleição com o apoio do PT. Fruet acabou sendo eleito, e Ducci não conseguiu chegar ao segundo turno, no qual o pedetista venceu o então deputado federal Ratinho Júnior (PSC).

Concorrência
O problema de Álvaro é que desde já, aliados de Richa trabalham para que o grupo do governador apoie candidatos de outros partidos na eleição para o governo daqui a quatro anos. No caso, dois nomes despontam nessa briga: o da vice-governadora Cida Borghetti (PROS) e o próprio Ratinho Jr, hoje secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano (Sedu).

Nova direção
O governador Beto Richa deve reassumir, em abril, a presidência do PSDB do Paraná, ocupada atualmente pelo deputado federal e ex-presidente da Assembleia Legislativa, Valdir Rossoni. O objetivo é que Richa retome o comando do partido – e por tabela – das articulações para as eleições de 2016 e de 2018. Rossoni – que já não gostou de ter sido preterido pelo governador na montagem do secretariado – não deve ficar nem um pouco contente em ter que entregar o cargo. O deputado esperava que Richa o chamasse para ocupar a chefia da Casa Civil, mas ele foi preterido em favor do ex-deputado federal Eduardo Sciarra (PSD), e teve que se contentar a contragosto a assumir a cadeira para a qual foi eleito em Brasília.

Contas
Após 16 anos, o prefeito de Araucária, Olizandro José Ferreira (PMDB) conseguiu um parecer favorável sobre sua prestação de contas do ano de 1999, quando era então presidente da Câmara Municipal de Araucária. Na época o Tribunal de Contas do Estado havia reprovado as contas de Olizandro, então vereador, por ter autorizado o pagamento do reajuste concedido aos vereadores naquele ano. Desde então, ele tentava provar na Justiça que não havia aprovado o reajuste, que segundo o TCE, era acima do teto constitucional, mas sim seu antecessor na presidência da Câmara, o então vereador João Renato Cantelle.

Absolvição
A Promotoria de Justiça Eleitoral de Rio Branco do Sul (Região Metropolitana de Curitiba), recomendou a absolvição pela Justiça do vereador José Augusto Liberato, acusado de falsificar o Diário Oficial para divulgar uma emenda à Lei Orgânica do Município, que ampliou de nove para 11 o número de vereadores na Câmara de Itaperuçu para obter uma vaga na Casa.Liberato chegou a ser preso e está afastado do cargo, respondendo em liberdade à Justiça por crime eleitoral. Ao analisar novas provas, o Ministério Público verificou que a edição do jornal no qual a emenda foi publicada não era falsa.