As pessoas estão ficando cada vez mais sofisticadas quando o assunto é culinária. Hoje em dia é tudo gourmet – brigadeiro gourmet, coxinha gourmet, hamburguer gourmet. Todos querem apreciar a haute cuisine (alta cozinha). Mas as vezes é bom deixar de lado a culinária dos nobres e descer um pouquinho de classe social para se jogar de corpo e alma no que de melhor pode oferecer a Gastronomia Ogro de Curitiba – é pastel, sanduíche, empada, empanada, crepes, espetinhos, cachorro quente… Não à toa, Curitiba é considerada a capital brasileira das delícias exageradas por André Barcinski, crítico e autor do Guia da Culinária Ogra.

Mas antes de começar a se aventurar no mundo roots da culinária e fazer disparar o colesterol, é importante definir o que é, de fato, a culinária ogro. Primeiramente, esqueça o gourmet, o chef, o menu, o nouvelle e o brûlée. O francês fica de lado. Aqui o que vale é a cara de boteco, de muquifo, a decoração inútil ou pretensiosa e o exagero na comida. Afinal, o principal é comer fartamente e por um preço justo.

A gente sempre gostou dessa combinação de morango com chocolate, então resolvemos tentar algo diferente. Fomos atrás de um chocolate bom, testamos os morangos e também provamos antes, servíamos provas para os clientes. É uma coisa gostosa. O cara sai para comer um cachorro-quente salgado, mas ao mesmo tempo pode pegar um doce diferente, simples mas saboroso.

do Maykon Campos proprietários do  Champion Hot Dog

Em Curitiba, a maior parte dos estabelecimentos ogros está na região central. Os bairros mais distantes, porém, escondem verdadeiras monstruosidades, lanches deliciosos e de tamanho bestial. No Pilarzinho, por exemplo, temos o X-Lombada, uma verdadeira lenda ogra da Capital. Para se ter noção do tamanho do desafio que é comer o sanduíche, servido numa caixa de pizza,  Carivaldo Martins Ramos, dono do estabelecimento, oferece R$ 1 mil para quem conseguir comer sozinho a iguaria. Até hoje, nenhum ogro conseguiu vencer o desafio. É impossível, não tem como comer sozinho, afirma Seu Carivaldo.

De fato, encarar o X-Lombada sozinho parece até loucura. O lanche serve, com folga, oito pessoas. E não é só no tamanho, mas também no sabor que se destaca. Sua receita tem de tudo: hambúrguer, maionese, presunto, mussarela, ovo, salsicha, frango, carne, bacon, calabresa, cheddar, catupiry, provolone, tomate e alface. Hoje o local fica na Rua Raposo Tavares, próximo da Cruz do Pilarzinho.

Valquir Aureliano

Um dos símbolos da fartura e preço acessível, o Megalombada é famoso na cidade

Aproveitando que você já está na região (e se ainda tiver espaço na barriga), agora é hora da sobremesa. Afinal, nada melhor do que um bom e bizarro doce para um ogro. E essa é a especialidade da Champion Hot Dog,  localizado na Rua Amauri Lange, próximo à Ópera de Arame. O ponto existe desde 1989, mas há quatro meses está sob nova direção e com uma grande novidade: o cachorro-quente sabor sensação, feito com morango em calda, leite condensado, chocolate derretido e amendoim ou coco ralado. O cara sai para comer um dog salgado e tem a opção de também comer um doce diferente, simples mas saboroso, afirma Maykon Campos, que em breve pretende lançar o sabor Tropical, feito com abacaxi e chocolate branco. Para o verão do ano que vem teremos mais novidades, completa.


APOSTA
R$ 1 mil é a guantia ofertada para quem conseguir comer sozinho um X-Lombada contendo maionese, presunto, mussarela, ovo, vina (salsicha), frango, carne, bacon, calabresa, cheddar, catupiry, provolone, tomate e alface