O Governo do Estado já retomou as obras nos corredores Marechal Floriano e Aeroporto-Rodoferroviária, em São José dos Pinhais. As obras, executadas pela Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec), fazem parte do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC da Mobilidade Urbana e são importantes eixos de ligação entre o aeroporto e o Centro de Curitiba.

“Esta retomada demonstra um grande esforço do Governo do Estado para conclusão das obras do PAC da Mobilidade ainda neste ano”, diz o diretor-presidente da Comec, Omar Akel. As obras têm financiamento do governo federal e contrapartida do governo estadual.

O Corredor Marechal Floriano tem 3,4 quilômetros de extensão e prevê a requalificação da Avenida das Américas. Cerca de 70% da obra já foi concluída, restando a conclusão das trincheiras das ruas Joaquim Nabuco e Claudino dos Santos.

A retomada das obras aconteceu após negociação, por parte da Comec, do cronograma físico e financeiro. Inicialmente, a empreiteira trabalha para finalizar a drenagem da pista de baixo na trincheira da Rua Joaquim Nabuco e concluir a construção das cortinas de concreto. Posteriormente, serão feitas a pavimentação, as sinalizações horizontal e vertical e o paisagismo.

Também será finalizado o pavimento da terceira pista entre as ruas Lilian Viana de Araújo e Aristides França, que incluem paisagismo e sinalizações horizontal e vertical. Na sequência, serão finalizadas as obras da trincheira na Rua Claudino dos Santos, que já está com as cortinas de concreto concluídas.

Corredor Aeroporto

O trecho do Corredor Aeroporto-Rodoferroviária sob responsabilidade da Comec tem 4,5 quilômetros de extensão. Nesta semana, a empreiteira iniciou o reforço da ponte do canal extravasor do Rio Iguaçu para receber a concretagem final da lage e do guarda-corpo.

A próxima etapa será a pavimentação e sinalização vertical e horizontal. Quando concluída, a ponte vai beneficiar os motoristas que vêm de Curitiba em direção a São José dos Pinhais pela Avenida Salgado Filho.

Cerca de 65% da obra está concluída. Foram retirados vários semáforos e torres de energia para implantação de mais uma pista, em ambos os sentidos. Também foram feitos serviços de pavimentação, iluminação, calçamento, ciclovia e paisagismo.

Nesta obra, faltam a conclusão das passagens inferiores de pedestres perto do portal de São José dos Pinhais e na Rua Rocha Pombo e as passagens inferiores de veículos das ruas Arlindo da Costa e Arapongas e da Avenida Paulo Lepinski.