O desmatamento da Amazônia Legal registrou aumento de 195% em março deste ano na comparação com o mesmo mês do ano passado, aponta levantamento não-oficial feito pelo Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), ONG de Belém que monitorou 47% da área florestal do pulmão do mundo. Os outros 53% estavam cobertos por nuvens, sendo que no ano anterior a cobertura foi de 58%. Por isso, os números do desmatamento podem ser ainda mais preocupantes.

O SAD, sistema usado pela ONG, detectou 58 km² de desmatamento na Amazônia Legal em março de 2015. Em março de 2014 o índice era de 20 km². Os estados com maior concentração do desmatamento são Mato Grosso (76%) e Amazonas (13%), enquanto Rondônia (8%), Tocantins (2%) e Pará (1%) registraram as menores ocorrências.

O Imazon ainda apontou que as florestas degradadas (parcialmente destruídas) na Amazônia Legal tiveram aumento de 200%, passando dos 5 km² de 2014 para 15 km² em 2015.

Os dados da ONG são divulgados de maneira paralela aos dados oficiais do Ministério do Meio Ambiente, que usa o sistema Prodes (Projeto de Monitoramento do Desmatamento na Amazônia Legal), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Como os métodos de levantamento são distintos, os números não podem ser comparados entre si.