A campanha nacional De Bike ao Trabalho será realizada nesta sexta-feira (8) em Curitiba com apoio da Prefeitura. A atividade é inspirada no Bike To Work Day, um evento anual realizado em vários países para promover a bicicleta como uma opção de transporte para o trabalho. No Brasil, foi adotado como dia da campanha a segunda sexta-feira do mês de maio.

A Secretaria Municipal de Trânsito (Setran), através da Coordenação de Mobilidade Urbana, participará das atividades desta sexta-feira. As vias cicláveis estão sendo monitoradas e fiscalizadas de forma permanente na cidade. E, para este dia em especial, vamos intensificar a fiscalização em pontos críticos de travessias, nas vias compartilhadas e nas ciclovias centrais de Curitiba, onde as demandas serão maiores, diz o coordenador de mobilidade urbana da Setran, Gustavo Garrett.

Para Jorge Brand, o Goura, assessor da Coordenação de Mobilidade Urbana, esse tipo de campanha é importante para a conscientização sobre um modal cada vez mais utilizado nos deslocamentos em Curitiba. Os espaços de trabalho precisam se tornar mais ‘amigos do ciclista’, com a instalação de bicicletários e vestiários que tragam mais conforto e facilidades pra quem vai de bicicleta ao trabalho. Já observamos estas práticas em diversas empresas e comércios. É uma tendência que precisa ser estimulada, diz.

Goura destaca que além da rapidez nos deslocamentos, andar de bicicleta é uma atividade física que ajuda a combater o sedentarismo, contribuindo para a melhora da saúde da população. Ao ir de bicicleta, a pessoa chega mais motivada ao trabalho, aumenta a produtividade. É possível achar as rotas mais seguras e incorporar o hábito no cotidiano. Mas é preciso sempre lembrar também que o ciclista é um agente do trânsito e também deve respeitar os pedestres e a sinalização”, afirma.

O movimento CicloIguaçu, que organiza o De Bike ao Trabalho em Curitiba (no Brasil, é realizada pela ONG Bike Anjo), programa diversas atividades nesta sexta e sábado (9), com uma estação de apoio no Largo Baden Powell (Avenida Sete de Setembro, entre as ruas Mariano Torres e Tibagi). Haverá orientações de ciclistas, realizações de pesquisas, estacionamento gratuito de bicicletas e promoções (confira em www.facebook.com/debikeaotrabalho).

Vamos promover e estimular a mobilidade mais saudável com o uso da bicicleta. Também vamos conversar com os ciclistas sobre educação e segurança, distribuindo materiais e orientando sobre o comportamento correto no trânsito e o respeito ao Código de Trânsito Brasileiro, diz Luis Patricio, do CicloIguaçu e coordenador da campanha em Curitiba.

Segundo ele, ações como a De Bike no Trabalho geram informações que contribuem para a formação de políticas públicas de ciclomobilidade. E para as empresas, o incentivo à utilização de bicicleta demonstra preocupação com a sustentabilidade e com a saúde de seus funcionários, completa.

Pesquisa — A Prefeitura de Curitiba realizou em 2013 uma pesquisa preliminar sobre os deslocamentos dos servidores que trabalham no Centro Cívico. Como resultado do levantamento, foram instalados paraciclos em vários pontos do prédio central da Avenida Cândido de Abreu.

Em 2015, a pesquisa foi estendida a todos os servidores do Município, destacando itens como qual modal mais utilizado para ir ao trabalho, existência de bicicletário e demais estruturas para atender aos ciclistas, dificuldades de utilização da bicicleta, posse de automóvel, entre outros.

Iniciada em abril, a pesquisa já teve mais de 1.800 respostas e deve ser finalizada em maio. Os dados levantados serão considerados para a execução de ações para a melhora da ciclomobilidade nos deslocamentos para o trabalho nas estruturas da Prefeitura.