Quem vê hoje Sabrina Sgarbi, de 24 anos, não imagina que a jovem, moradora de Marau (RS), pesava 140 quilos há alguns anos e tinha dificuldades até para andar. A partir de 2012, quando passou por uma cirurgia bariátrica, a vida da jovem mudou completamente. Ela perdeu 80 quilos, conquistou as passarelas e hoje mantém um canal no Youtube no qual dá dicas sobre rotina saudável e como aumentar a autoestima.

Três anos depois da mudança, a gaúcha tem como lema a aceitação. Diz não ter vergonha de ser quem é, tanto que ainda posta fotos do tempo em que teve de enfrentar a obesidade mórbida. “Posto fotos de biquíni, onde mostro que tenho peles sobrando, que ficaram do tempo em que fui obesa. Claro, pois dentro de mim tinha mais uma Sabrina de 80 kg, e ela foi embora, mas me deixou uma herança. Peles, cicatrizes e algumas estrias. Mas é essa a força que eu passo para todo mundo, e as pessoas acabam se apegando a mim, conta.

A batalha enfrentada pela jovem, porém, não é fácil. Quando tinha 15 anos, ela começou a engordar por conta de problemas na tireoide e o consumo excessivo de medicamenteos. Aos 21 anos, ela já pesava 110 quilos, mas ainda ganhou outros 30 quilos até ir para a cirurgia, que acabou se tornando um marco na vida da gaúcha, tanto que ela comemora a data em que foi operada: 11 de novembro de 2012, que para ela é um segundo aniversário. “Eu nasci novamente”, afirma.

Para perder os 80 quilos, ela começou a fazer caminhadas e passou a cuidar da alimentação, excluindo carboidratos em excesso, lanches prontos e refrigerantes. Ela também faz acompanhamento com sua melhor amiga e nutricionista Cristiane Scortegagna, responsável por avaliações mensais do corpo da paciente.

Tanto esforço começou a dar resultado nas passarelas dois anos depois. Em junho do ano passado, ela concorreu e venceu o título de Rainha Italiana de Marau e desde então já acumula outras oito faixas: Beleza Turismo RS, Beleza Turismo Marau, Beleza Internacional, Miss RS Model World, Vice Miss Brasil Model World, Miss Universo RS Mundial, Miss Marau e Musa Gaúcha.

Mas sua maior conquista foi longe das passarelas. Há 11 anos, ela conheceu um empresário, que a ajudou e acompanhou durante todo o processo de ganho e perda de peso. Hoje eles estão noivos e planejam se casar.