Nesta terça-feira (19), a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) fará mais uma importante etapa da obra de construção do novo sistema de abastecimento de água de Campo Largo. O investimento, de R$ 47 milhões, vai garantir água tratada para toda a cidade até o ano de 2027. Nesta fase final do empreendimento estão sendo feitas as interligações entre as redes novas e antigas e implantados equipamentos. Não é possível fazer estes serviços sem interromper o fornecimento de água.

Desta vez, todos os moradores da sede urbana de Campo Largo, cerca de 70 mil pessoas, deixarão de receber água a partir das 9h. A normalização do abastecimento terá início a partir das 18h30 e nas áreas mais altas ocorrerá durante a noite. Somente ficarão sem água os imóveis que não contam com reservatório domiciliar com capacidade para atender 24 horas de consumo, como orienta a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

Os serviços de interligação entre o sistema novo (Rio Verde) e o existente (Rio Itaqui) devem ser concluídos nos próximos 60 dias, quando serão realizadas cerca de 30 paradas que atingem, de cada vez, regiões diferentes. Nestas 30 paradas, a previsão é executar aproximadamente 100 interligações nas adutoras e implantar válvulas redutoras de pressão e macromedidores de vazão. Por isso, a população deve estar atenta aos comunicados de interrupção no abastecimento. As informações a respeito das interrupções ficam disponíveis no site www.sanepar.com.br, na aba Paradas no Abastecimento e são atualizadas permanentemente.

COR ALTERADA – No retorno do serviço, apesar de todos os cuidados que as equipes técnicas estão tomando, é possível que em algumas áreas a água chegue com a cor alterada. Mesmo assim, continua com garantia de qualidade bacteriológica, sem oferecer risco à saúde caso seja consumida.

Para evitar a entrada de água com cor alterada, a sugestão é fechar o registro no cavalete (relógio) e só reabri-lo após o período de reinício do fornecimento informado.

Nesta terça-feira (19), o período é das 9h às 18h30. Após este horário, verificar na torneira mais próxima do cavalete se a água está chegando em condições normais. Se houver alteração, entrar em contato com a Sanepar pelo telefone 0800 200 0115.

A OBRA – O novo sistema de abastecimento utilizando o Rio Verde, além de garantir água de qualidade para a população, libera a área do atual manancial, o Rio Itaqui, para o Distrito Industrial.

Para atender esta antiga aspiração do município, a Sanepar precisou investir maior volume de recursos do que se tivesse sido mantido o uso do manancial da Bacia do Itaqui. Quando o sistema Rio Verde entrar em operação, a Estação de Tratamento de Água Itaqui será desativada.

A Sanepar está investindo R$ 46.919.216,26 nas obras da captação de água bruta no lago da barragem do Rio Verde, estação de tratamento de água com capacidade para 320 l/s, reservatório para armazenar 4 milhões de litros de água tratada, nove boosters (bombas), 9.250 m de adutoras, 6.185 m de rede de distribuição de água, 28 válvulas redutoras de pressão, 27 macromedidores de vazão, além de readequações no Centro de Reservação Itaqui.

O novo sistema conta com tecnologia de ponta e alto grau de automação. Também foram realizados investimentos no Sistema Jardim Guarani para atender comunidades distantes da sede do município. Entre as obras já concluídas estão a implantação do poço que fornece 10 l/s, a construção do reservatório com capacidade para 180 mil litros, 1.560 m de adutora e 400 m de rede de distribuição de água.