O prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet, participou na noite desta segunda-feira (18) da posse da nova diretoria da Associação dos Procuradores do Município de Curitiba pelo biênio 2015-2017. Em solenidade realizada no Paço da Liberdade, Miguel Adolfo Kalabaide assumiu a presidência da Associação, ao lado da nova diretoria.

Na solenidade, o procurador do Município Murilo Antonio Marinho Fernandes foi homenageado pelos seus 50 anos de atuação profissional.

Fundada em junho de 1993, a associação é a entidade de representação dos integrantes da advocacia pública do Executivo municipal, representada pela Procuradoria Geral do Município (PGM). A Associação Municipal foi uma das participantes na fundação da Associação Nacional dos Procuradores Municipais às quais defendem os interesses e pleitos da categoria.

Fruet elogiou o trabalho dos procuradores. Todo dia temos de tomar decisões e é aos procuradores que buscamos para respaldá-las, para fazer um controle prévio da gestão, disse o prefeito.

O novo presidente pautou seu discurso no princípio da igualdade, fazendo referência ao Rei Salomão, personagem bíblico a quem se atribui notória sabedoria. Sem igualdade não há direitos e sem o Direito não há igualdade, disse.

Faço um agradecimento ao prefeito Gustavo Fruet por extinguir a avaliação individual e permitir o crescimento horizontal de todos os servidores, ressaltou Kalabaide. A avaliação individual de desempenho, prevista em várias legislações, era um ponto criticado pelos procuradores pelo seu teor subjetivo. No ano passado, esse critério de avaliação para a progressão profissional foi extinto, permanecendo a avaliação de títulos.

Kalabaide disse que um dos grandes pleitos da categoria é a melhoria da carreira e da estrutura para o desenvolvimento do trabalho. Ele destacou que em abril foi formado um grupo técnico, com representantes das cinco diretorias da PGM –Judicial, Fiscal, Recursos Humanos, Consultoria e Supervisão e Núcleos. De acordo com o novo presidente, o grupo tem prazo de 90 dias para concluir um relatório relativo ao desempenho da função, que deverá ser apreciado e aprovado em assembleia geral.

O trabalho será entregue ao procurador-geral da PGM, Joel Macedo Soares Pereira Neto, que esteve presente à posse. A Prefeitura abriu concursos em várias áreas e cinco novas vagas para procuradores e já temos 1,8 mil inscritos, lembrou Pereira Neto.

A entrega dos certificados à nova diretoria foi feita pelo prefeito Gustavo Fruet e a transmissão do cargo pelo ex-presidente da Associação, Carlos Augusto Martinelli Vieira da Costa.

A solenidade de posse da nova diretoria foi acompanhada, ainda, pelo procurador-geral do Estado do Paraná, Gilberto Giacóia, pelo presidente da Federação do Comércio do Estado do Paraná (Fecomércio), Darci Piana, e pelos vereadores Julieta Reis e Paulo Salamuni, que entregou uma Moção de Congratulação e Aplausos aos novos integrantes da diretoria da Associação de Procuradores e ao procurador homenageado Murilo Antonio Marinho Fernandes.

Também participaram representantes da Ordem dos Advogados do Brasil Paraná (OAB-PR), do presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Marcos Cordiolli, e o presidente do Instituto Municipal de Turismo, Caique Ferrante.

A nova diretoria da Associação também é composta por Katiuscia Bastian de Moura e Costa, vice-presidente; Monika Margareth Ludwig, secretária-geral; Murilo Antônio Marinho Fernandes, primeiro-tesoureiro; Raquel de Barros Gaidex, segunda-tesoureira; Héliomar Jerry Dutra de Freitas, diretor-cultural; Divanir Albert Vilela da Silveira, diretor-social; Denise Maria Vilela, Regina Maria Reichmann Seixas e Deonildo Luiz Borsatti, conselheiros fiscais.