Policiais civis do Setor de Crimes Contra a Economia, Fraudes e Estelionato da 15ª Subdivisão Policial (SDP) de Cascavel, apreenderam na última quarta-feira (17), nas cidades de Santa Helena, Missal, São Miguel do Iguaçu e Cascavel, cerca de R$ 5 milhões em produtos agropecuários entre eles, fertilizantes, defensivos agrícolas e outros insumos. Estima-se que o prejuízo no mercado agropecuário possa chegar em R$ 1,3 bilhão de reais. A informação só foi divulgada nesta quarta pela Polícia Civil.

As investigações começaram em outubro de 2014, através de buscas com autorizações judiciais resultaram na apreensão de mais de 2,5 toneladas de vários produtos de marcas de empresas multinacionais, e possuíam irregularidades legais.

Em Santa Terezinha de Itaipu a polícia também encontrou 220 quilos de um produto francês com nota fiscal nacional, sem comprovação legal de importação e de natureza desconhecida.

Os produtos ainda devem passar por uma pericia, mas existem indícios da ausência de autorização legal para a comercialização, rótulos indicando formulação divergente do que realmente existia dentro dos recipientes e ausência de autorização legal para uso de elementos químicos que constavam nas rotulagens.

A maior parte dos produtos apreendidos ainda permanecem nos depósitos onde foram encontrados por questões de logísticas e estão interditados até que a Justiça determine o seu destino. Nenhuma pessoa foi presa, pela necessidade de laudos periciais que comprovem a fraude.

Segundo representantes de multinacionais do ramo, o alto valor que estes produtos possuem, acabam levando pessoas a prática desses crimes como a produção e comercialização de produtos falsificados ou adulterados, e acabam prejudicando produtores e agricultores que trabalham corretamente, sem contar os riscos à saúde pública.

Participaram da operação Receita Federal e Receita Estadual de Cascavel e Toledo, Ministério da Agricultura e Pecuária e Abastecimento (MAPA), de Cascavel e Guarapuava e ainda ADAPAR de Cascavel.