Juntamente com o ar seco do inverno, outro grande problema também aparece, as queimadas. Agosto e setembro são meses secos, com influência de bloqueios atmosféricos que impedem a chegada de sistemas que provocam chuva, com isso, o número de queimadas tende a aumentar durante este período. Segundo informações do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) em 48 horas, ou seja, desde o domingo (02), foram registrados um total de 902 focos de queimadas no País.

Desde o início do ano de 2015 já foram registrados, em todo o Brasil, um total de 31.369 focos de queimadas e incêndios. No mesmo período do ano de 2014 tivemos um número de 30.837. O que indica um aumento de 0,2%.

Paraná —  No Paraná, esta terça-feira (4) voltou a registrar máximas acima dos 30ºC no Oeste, Noroeste e Norte do Estado. Na região Noroeste, alguns núcleos de chuva eram registrados nos municípios de Mariluz, Quarto Centenário, Goioerê, Tuneiros do Oeste, Tapejara, Cruzeiro do Oeste, São Carlos do Ivaí e São João do Ivaí. As temperaturas e a baixa umidade devem persisitir em parte do Estado até o fim de semana.

Previsão — A primeira quinzena do mês de agosto prometer continuar seca sobre o Centro-Oeste, Sudeste e sertão do Nordeste. A presença de bloqueios atmosféricos favorece a subsidência do ar, ou seja, o ar mais seco das camadas mais altas da atmosfera desce e impede a formação de nuvens de chuva ou sistemas meteorológicos mais organizados, que sejam capazes de mudar as condições do tempo, como as frentes frias.

Os índices de umidade relativa do ar continuam caindo sobre a maior parte das áreas centrais do Brasil, o que deve trazer um aumento para o número de focos de incêndios e queimadas. As informações são do Climatempo.