Santa Terezinha de Itaipu está perto de alcançar o índice de 65% da população com acesso ao serviço de coleta e tratamento de esgoto. As obras da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), no valor de R$ 6 milhões, estão na fase final. O novo índice de cobertura será maior do que a média brasileira. 

Segundo o último levantamento do Sistema Nacional de Informações em Saneamento (2013), no Brasil 48,6% do esgoto é coletado e 39% é tratado. Nas cidades atendidas pela Sanepar, todo o esgoto coletado é tratado.

Desde o início de 2014, foram executados aproximadamente 28 quilômetros de rede coletora de esgoto e cerca de 3,7 quilômetros de tubulações que auxiliam o sistema de coleta. A estação elevatória que fará o transbordo do efluente coletado para a estação de tratamento também já está em fase final de construção. São cerca de 40 quilômetros de rede coletora de esgoto instalados. O benefício chegará para quase 2 mil famílias. Já foram concluídos 76% das obras.

Para se conectar à rede, os moradores dos imóveis atendidos devem aguardar a autorização da empresa. “Quando a rede de esgoto estiver disponível para ser usada, a população será informada”, diz o gerente regional da Sanepar Rodrigo Becker. Agentes da Companhia irão percorrer as residências onde a rede estiver liberada para entregar panfletos com as orientações sobre como fazer a conexão e os prazos que devem ser cumpridos.

CENTRO NOVO – Em parceria com a Prefeitura, a Sanepar também finaliza obras de infraestrutura que vão permitir a execução do projeto de revitalização da região Central da cidade. Cerca de 3 quilômetros de novas tubulações de esgoto são assentadas. Serão trocadas as tubulações de 30 polegadas por tubos de 50 polegadas. Este é o padrão utilizado atualmente e que melhora a vazão da água até as residências e estabelecimentos, explicou Becker.