O Parque São Lourenço, um dos mais frequentados de Curitiba, acaba de ganhar um sistema de iluminação inteligente, que além de tornar o local mais iluminado e seguro, permitirá economia no gasto com energia a partir do uso de mecanismos como o desligamento automático. Trata-se de um projeto piloto, que deverá ser estendido para outros pontos da cidade após o período de testes.

O sistema inteligente de iluminação vai proporcionar redução no consumo da ordem de 32% o que representa 2500 Kwh por mês, sem comprometer a segurança dos usuários. A nova iluminação do parque é acesa no final da tarde e assim permanece até as 22 horas, quando o local é fechado para o público.
A partir desse horário o sistema de automação passa a funcionar, diminuindo progressivamente o número de luminárias ligadas. No fechamento do parque, o sistema desliga automaticamente 50% da iluminação, permanecendo ligadas luminárias de forma alternada. Da meia noite às 6 horas, o sistema baixa para 30% do total. Isso pode ser alterado, dependendo das circunstâncias, explica o diretor de Iluminação da Secretaria Municipal de Obras Públicas, Fábio Ribeiro de Camargo.
O sistema inteligente de iluminação é mantido através da incorporação de um item eletrônico na luminária e também da instalação de um aparelho centralizador em um dos postes de iluminação. Os dispositivos possibilitam a comunicação entre todas as luminárias e repassam informações para uma central de dados — instalada no Departamento de Iluminação.
O projeto de iluminação inteligente deverá ser expandido para outras regiões da cidade, com variações. É o caso dos postes republicanos, na área central, e também da nova iluminação que será executada posteriormente no Parque Tingui, Lago Azul e trecho da Linha Verde.