Criar espaços em parques e praças de Curitiba para que pessoas e seus bichos de estimação possam transitar livremente – os Espaços Pet. É o que sugere projeto da vereadora Carla Pimentel (PSC), que começou a tramitar na Câmara Municipal no dia 17 de agosto. Na opinião da parlamentar, os Espaços Pet e teriam o poder de harmonizar a convivência das pessoas que gostam e que não gostam de bichos, preservando o direito de ambas.

Os animais domésticos ocupam um lugar de grande relevância afetiva nos núcleos familiares hoje em dia. E a tendência é que estejam sempre acompanhando seus donos em momentos de lazer. Só que há uma parcela da população que é mais reservada em relação a animais, que não se sente confortável na presença deles. Os Espaços Pet ajudariam com isso, argumenta a vereadora.

O projeto prevê que os locais destinados à instalação de Espaço Pet seriam definidos e fiscalizados pela administração pública municipal. Os donos ou responsáveis pelos animais domésticos utilizariam estas áreas e também o uso de coleira, guias e focinheiras – especialmente os de grande porte. Aos donos ou responsáveis pelos animais também compete o recolhimento dos dejetos produzidos. Descumprimento seria punido com advertência e, na reincidência, ordem para abandonar o local.

Carla Pimentel argumenta que a criação destes espaços não gera despesa à Prefeitura de Curitiba, uma vez que os logradouros públicos já são fiscalizados. Os Espaços Pet ainda poderiam ser utilizados nas políticas públicas de defesa animal, como as campanhas de doação, castração e vacinação, mediante parcerias com instituições não-governamentais, explica. Cães guias e os utilizados pela Polícia Militar no exercício de suas funções não estariam sujeitos às determinações do projeto.