A ciclovia que integra toda a região central de Curitiba foi requalificada em todos os seus 2,7 quilômetros de extensão, tornando-se mais larga e recebendo melhorias na pavimentação e sinalização. A obra faz parte do planejamento de recuperação de ciclovias da cidade que, no ano passado, revitalizou outros dois trechos no Centro Cívico — o Ramal Cicloviário Cecília Meireles e o Ramal Cicloviário Euclides Bandeira.

O Ramal Central, requalificado agora, compreende vias ao longo das ruas Heitor S. de França, Barão de Antonina, Presidente Faria, Conselheiro Araújo, Luiz Leão e Mariano Torres, além de um pequeno trecho da Avenida Silva Jardim. Há segmentos que são exclusivos para o uso da bicicleta e outros que são compartilhados com pedestres. Os trabalhos foram executados em aproximadamente dois meses e custaram R$ 715 mil, recursos da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP).

Parte do trajeto do Ramal Cicloviário está inserido dentro da Área Calma, perímetro em que os carros não podem trafegar acima de 40 km/h, o que cria um ambiente ainda mais favorável ao uso da bicicleta.