A 1º Regional de Saúde, que envolve os sete municípios do Litoral paranaense, recebe 19 alunos do curso de Medicina da Faculdade Pequeno Príncipe, em Curitiba. O grupo voluntário chegou na última semana e atuará por 15 dias nos serviços de saúde da região, desenvolvendo práticas voltadas ao Sistema Único de Saúde (SUS) no Paraná.

De acordo com o diretor da Escola de Saúde Pública do Paraná (ESPP), Marcio Almeida, o projeto funciona como uma extensão universitária. Nesta vivência, os alunos estão inseridos na área de saúde pública do Estado. Lá podem compreender os desafios e se sensibilizar sobre as mudanças necessárias para a melhoria das condições de saúde da população, conta.

O Programa de Vivências no Sistema Único de Saúde (Viver-SUS) foi organizado pela ESPP em parceria com o Hospital Regional do Litoral, Instituto de Estudos em Saúde Coletiva (Inesco), secretarias municipais de saúde e instituições de ensino superior do Paraná.

Além de acompanhar atendimentos em hospitais ou unidades de saúde, o grupo também participa de ações da Operação Verão e de prevenção à dengue. As reuniões de conselhos municipais também fazem parte da agenda de atividades dos acadêmicos – servem como um apoio e fornecem conhecimentos para o desenvolvimento de ações de educação em saúde.

Acreditamos que essa imersão dos estudantes nos processos de trabalho do SUS fornece conhecimentos e experiências necessárias para trazer novas ideias e impulsionar mudanças na educação dos profissionais da área, salienta o presidente da Inesco, João Campos.

Isabella Moraes Rocha é acadêmica do 3º período de Medicina e participa do projeto em Matinhos. A experiência está sendo incrível para conhecer a realidade da profissão que escolhi, principalmente na área de saúde pública, comenta.

CONGRESSO – As vivências dos participantes serão apresentadas no 3º Congresso Paranaense de Saúde Pública, que acontece de 27 a 30 de julho no Litoral do Estado. Apoiada nas experiências, a oficina visa contribuir para a implementação de novas diretrizes curriculares nacionais nos cursos de graduação da área da saúde existentes no Paraná.

Após avaliação, o projeto poderá ser expandido. Segundo Almeida, a ideia é abranger mais cursos em diversas áreas da saúde, novas instituições de ensino superior e outras regiões do Estado.