O governador Beto Richa inaugurou ontem o Centro de Socioeducação (Cense) de São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. Com investimento de R$ 10,8 milhões, feito pelo Governo do Estado, mais de 4,2 mil metros quadrados de área construida, a unidade tem capacidade para abrigar 78 adolescentes e se destina à medidas socioeducativas de internação e internação provisória. A obra foi concluída em 2015.
É um espaço melhor, mais funcional e mais digno para os adolescentes, que se soma às ações de reinserção social, com educação, parcerias para a qualificação profissional, atividades esportiva e cultural, afirmou o governador. É preciso dar dignidade às pessoas que cumprem privação de liberdade e que merecem o respeito e o esforço para que estejam aptos a serem reinseridos na sociedade, afirmou.

O secretário de Estado da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Leonildo de Souza Grota, disse que o Cense deverá suprir a falta de vagas existentes na região. Ele explicou que a unidade é padrão em nível nacional, em termos de acomodação, tratamento e atendimento. São casas, cada uma delas abrigando a dez adolescentes, com quarto e banheiros.
Das 78 vagas, 28 são para internação provisória (45 dias) e 50 para internação até conclusão da medida estipulada pelo juiz. Não haverá superlotação, afirmou ele Grota. Os adolescentes cumprem medida socioeducativa para retonar à sociedade. São atendidos por socioeducadores, têm atendimento médico, psicológico, dentário.
O Paraná conta com 18 Centros de Socioeducação oito Casas de Semiliberdade, somando 1.032 vagas. Desde 2011 o Governo do Estado investiu R$ 82 milhões em melhoria das unidades e no fortalecimento das atividades promovidas para os adolescentes.