SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A Fundação Conrado Wessel divulgou o nome dos vencedores da 14ª edição de seu tradicional prêmio de arte, que celebrou o melhor ensaio fotográfico com o tema “Brasil: Terra em Transe”.
O prêmio principal foi dado a Luiz Claudio Martins Baltar, do Rio, pelo ensaio “Fluxos”. O trabalhou levou para casa R$ 114,3 mil.
Na segunda e terceira colocações ficaram Tiago Pereira Coelho, de Porto Alegre, com o “Balneário Alegria”, e Inês Pereira Coelho Bonduki, de São Paulo, com “Linha Vermelha”, respectivamente. Cada um recebeu R$ 42,8 mil. Além da gratificação em dinheiro, os 15 melhores trabalhos serão editados em um livro comemorativo.
A 14ª edição do prêmio de arte quebrou o recorde de ensaios submetidos, com 980, entre publicados e inéditos. Foram elegíveis trabalhos feitos entre 1º de janeiro de 2014 e 15 de dezembro de 2015. Obrigatoriamente, os ensaios deveriam ser compostos de dez a 15 imagens registradas em território nacional.
Profissionais de 25 Estados e do Distrito Federal se inscreveram e foram avaliados pela comissão julgadora formada por titulares da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e da Faculdade de Comunicação da Fundação Armando Alvares Penteado, sob a coordenação de Rubens Fernandes Junior, curador do prêmio.
Entre os vencedores do passado, estão nomes como Márcia Ramalho, Bob Wolfenson, André François e Lalo de Almeida.