O adversário do Coritiba na primeira fase da Copa do Brasil, o Guarany de Sobral, vive um ano conturbado. Os principais veteranos contratados com a missão de liderar o elenco já deixaram o clube. E, fora de campo, a equipe estava ameaçada de eliminação da Copa do Brasil e do Campeonato Cearense por irregularidades.

O atacante Luiz Carlos, 35 anos, conhecido como Imperador do Nordeste, era o destaque do time em 2016. Marcou quatro gols. Após seis jogos, deixou o clube e acertou com Remo (PA). O jogador tem passagens por Vasco, Internacional, Fortaleza e Ceará. O atacante Abuda, 30 anos, ex-Corinthians, é outro que abandonou o barco e foi para o Misto (MS).

O folclórico Clodoaldo, 37 anos, só fez duas partidas pelo Guarany e foi embora para o Santa Quitéria (MA). O atacante Wanderley, 33 anos, também preferiu retornar ao Nacional (AM).

O meia Victor Cearense, 31 anos, deixou o Guarany e foi para o Atlético de Cajazeiras (PB). Também deixaram o clube durante a temporada o volante Rodrigo Vítor, ex-Icasa, e os laterais Cláudio Allax, ex-Paysandu, e Johnny.

Com essa turbulência no elenco, o Guarany tem números fracos no Cearense, com sete vitórias, um empate e seis derrotas. Mesmo com essa campanha irregular, o time está classificado para a semifinal.

Em janeiro, o Guarany correu o risco de eliminação do Cearense e da Copa do Brasil, sob a acusação de ter falsificado a Certidão Negativa de Débitos. Semanas depois, o clube provou que tinha a documentação regularizada e evitou a punição.

A equipe chegou à Copa do Brasil porque foi campeão da Copa Fares Lopes 2015, um torneio estadual. No Cearense do ano passado, terminou em 7º lugar.

O técnico do Guarany, Junior Cearense, falou sobre o jogo com o Coritiba, nesta quarta-feira às 19h30, em Sobral. Nosso primeiro objetivo é fazer com que o Guarany faça o jogo de volta. Já que o Coritiba tem a vantagem, se fizer dois gols de diferença, elimina a equipe. Então, vamos tentar vencer e, superado isso, vamos buscar outras metas, disse. Assisti alguns jogos do Coritiba. Sabemos que vamos enfrentar uma adversário difícil. Mas a equipe que está vindo jogar contra o Guarany é diferente da que vi. Eles estão poupando alguns atletas e isso dificulta para a gente saber das características deles. Só no início do jogo que vamos observar a forma de atuar para poder tirar alguma coisa do que eles pretendem fazer para atrapalhar nossa busca pela vitória, afirmou.

O CLUBE
Nome: Guarany Sporting Club
Fundação: 1938
Cores: preto e vermelho
Títulos nacionais: Série D de 2010
Títulos estaduais: vice em 2013, campeão da 2ª divisão em 1966, 1999, 2005 e 2008
Estádio: Plácido Aderaldo Castelo (20 mil lugares)
Cidade: Sobral (235 km de Fortaleza), 200 mil habitantes