A Fiat apresentou ao Brasil seu novo compacto que a marca que que seja um exemplo carro urbano e mobilidade, além de figurar entre os mais baratos do mercado, partindo de R$ 31.900mas pelado já chega mais caro que o irmão mais velho Palio Fire que custa R$ 29.160. O modelo pode se dizer ser uma versão reduzida do Uno com quem compartilha além da plataforma várias peças. A dianteira tem um aspecto imponente, com o capô alto (esculpido com vincos longitudinais) e os faróis ousados, que se estendem pela lateral do veículo. A grade tem papel fundamental, com o contorno inferior se repetindo em vários pontos.

Ela pode ainda contar com acabamento em preto brilhante, dependendo da versão. Na parte frontal inferior, os cortes que formam a entrada de ar e os abrigos dos faróis de neblina. A impressão de porte maior se repete na lateral do Mobi, graças aos para-lamas musculosos. Eles se interligam por um grande vinco que começa no farol, percorre a parte inferior das portas e sobe de novo na traseira, para terminar na lanterna. Atrás, o maior destaque do Mobi é a tampa do porta-malas, uma peça única de vidro preto. Exclusividade entre os carros nacionais, ela deixa em evidência a tipologia do logo da Fiat. Assim como os faróis, as lanternas têm máscara negra e exibem volumes que acompanham a lateral da carroceria. Por dentro, o Fiat Mobi conta com textura especial na porção central do painel, repetida nas portas. O painel tem um módulo central que engloba o espaço para o sistema de áudio/entretenimento, as saídas de ar – redondas nas pontas e quadradas no centro – e o bloco formado pelos comandos de ventilação/ar-condicionado.

O quadro de instrumentos com iluminação a LED e display de 3,5 polegadas permite boa visualização das informações, como o nível do tanque de combustível e temperatura do líquido de arrefecimento do motor. Possui ainda indicação para a troca de marcha (Shift Up/Down), instruindo o motorista para uma condução mais econômica. Simultaneamente, mostra hora, hodômetros parcial e total, além da indicação do nível de combustível e temperatura do motor. E pode ser equipado com conta-giros e computador de bordo. Com 3,56 metros de comprimento (23 cm menos que o Uno) e apenas 2,3 metros de entre-eixos (medida que determina o espaço interno), terá como rivais imediatos o Volkswagen up! (parte de R$ 32.590).

O Mobi estréia com um motor 1.0 convencional, o conhecido EVO de quatro cilindros, 75/73 cavalos de potência e 9,9/9,5 kgfm de torque (etanol/gasolina). O tricilíndrico GSE ainda está em desenvolvimento pela Fiat e deve chegar primeiro ao Uno. Assim, o Mobi larga atrás de up! e March, que usam modernos propulsores 3-cilindros (o Kwid terá o mesmo motor do March). Veja o conteúdo da gama:

Versões
Mobi Easy – R$ 31.900 – Banco traseiro bipartido, parachoques na cor da carroceria, Lane Change, ESS (alerta de frenagem de emergência), rodas de 13 polegadas com calotas, retrovisores com comando interno e parassol com espelho para o passageiro.
Mobi Easy On – R$ 35.800 – Acrescenta ar-condicionado, direção hidráulica e volante com regulagem de altura, além de rodas de aço de 14 polegadas.
Mobi Like – R$ 37.900 – Conteúdo da Easy On com acréscimo de vidros e travas elétricas, computador de bordo, chave telecomando, maçanetas e retrovisores externos pintados na cor da carroceria, grade dianteira pintada em preto brilhante, , revestimento do porta-malas e Cargo Box (caixa removível no porta-malas).
Mobi Like On – R$ 42.300 – Soma à versão Like: rodas de liga leve de 14 polegadas, faróis de neblina, banco do motorista com regulagem de altura, retrovisores elétricos com tilt-down e repetidores de direção, kit Comfort, sensores de estacionamento, tecidos diferenciados em duas cores com costuras brancas, alarme e rádio B7 com comandos no volante. Sem opcionais.
Mobi Way – R$ 39.300 – Conteúdo da versão Like com barras longitudinais de teto, parachoques exclusivos e molduras nas caixas das rodas, além de suspensões mais elevadas. Opcionais: os mesmo da Like.
Mobi Way On – R$ 43.800 – Acrescenta rodas de liga leve de 14 polegadas com desenho próprio e console de teto com porta-objetos e espelho adicional.


Mobi Easy On por R$ 35.800

Interior da versão topo Way On por R$ 43.800

A dianteira tem um aspecto imponente