THIAGO AMÂNCIO
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Uma estudante brasileira está internada em coma em Londres desde que sofreu uma embolia pulmonar no último mês. Juliana Cavadas, 21, é aluna de medicina da UFBA (Universidade Federal da Bahia), e faz intercâmbio na Inglaterra. A informação foi confirmada pela universidade.
A embolia pulmonar acontece quando um coágulo, em geral vindo da perna, viaja pelo corpo e se aloja nas artérias dos pulmões, obstruindo o fluxo de sangue.
Os gastos com internação e despesas médicas são pagos pelos seguro saúde que Juliana teve que contratar para estudar fora do país, de acordo com a UFBA.
Ela é bolsista do programa do governo federal Ciência Sem Fronteiras, que envia estudantes brasileiros para temporadas de estudos em universidades fora do país. Segundo a UFBA, a instituição responsável pela tutela de Juliana durante o período de intercâmbio é o CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico).
O seguro, no entanto, não cobre as despesas da mãe, que está na Europa para acompanhar o tratamento da filha. Uma campanha na internet foi criada no último dia 7 para arrecadar dinheiro e, assim, ajudar a manter a mãe na Inglaterra. Com meta de R$ 30 mil, a campanha arrecadou R$ 28 mil em menos de 15 dias.
De acordo com o diretório acadêmico do curso de medicina da UFBA, a recuperação da estudante deve durar de seis meses a um ano
Em nota, a UFBA informou, via assessoria de imprensa, que “se solidariza aos familiares e amigos da aluna”. “A UFBA está acompanhando o caso, e obteve informações de que a estudante tem recebido assistência hospitalar e acompanhamento médico adequados”.
Assine
e navegue sem anúncios