Um evento realizado na manhã desta quinta-feira (21) em Curitiba homenageou Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes. A solenidade, como não poderia deixar de ser, aocorreu na Praça Tiradentes, no Centro de Curitiba, em comemoração ao dia do herói republicano.

O evento foi organizado pela Polícia Militar e contou com a participação de nomes do primeiro escalão do governo estadual, como o Secretário de Segurança Pública e Administração Penitenciária, Wagner Mesquita, e o Comandante-Geral da PM, coronel Maurício Tortato.

Tiradentes, herói da Inconfidência Mineira, foi morto na forca e esquartejado para servir de exemplo aos que se revoltaram contra os altos impostos então cobrados pela coroa portuguesa. Com a proclamação da República, em 1889, foi alçado ao posto de herói nacional diante da necessidade de se criar e eleger mitos e síambolos capazes de legitimar o novo governo.

Por causa da solenidade, haverá bloqueios das 7h30 até o fim do evento, nas ruas Cruz Machado com Alameda Doutor Muricy, Rua do Rosário com Travessa Nestor de Castro; Avenida Marechal Floriano Peixoto com rua Cândido Lopes; Rua Barão do Cerro Azul com São Francisco; Rua Riachuelo com São Francisco.