Neste domingo, 1º de maio, Dia do Trabalho, centrais sindicais realizam atos para comemorar a data e também manifestações na Grande Curitiba. A Força Sindical-Paraná realiza a 15ª edição do 1º de Maio Solidário, o maior e mais tradicional evento em homenagem ao Dia do Trabalhador do Estado em São José dos Pinhais. Em Curitiba, os sindicatos ligados À CUT, participam de uma manifestação contra as perdas de direitos trabalhistas.

O protesto contra a perda de direitos também será um dos motes da festa em São José dos Pinhais. O tema do 1º de Maio Solidário da Força Sindical desse ano é Por mais tolerância e contra a retirada de direitos. O objetivo é conclamar a população sobre a necessidade de tolerância e do diálogo com quem pensa ou tem opiniões divergentes entre si.

As atividades do 1º de Maio da Força começam às 10 horas. A abertura oficial com a presença de autoridades políticas e lideranças sindicais, comunitárias e religiosas será às 14 horas. A comemoração acontece no centro de São José dos Pinhais e, simultaneamente, em mais sete cidades do Paraná — Morretes, Pontal do Paraná, Matinhos, Rio Azul, Irati, Ponta Grossa e Campo Largo. A expectativa é que mais de 100 mil pessoas participem do evento.

Capital

Em Curitiba, o ato da CUT e movimentos sociais acontece na Praça Rui Barbosa a partir das 14 horas e inclui ainda atividades culturais e programação para as crianças. Mas a principal campanha é contra o risco de perdas de direitos trabalhistas.