Crianças e adolescentes alunos do Instituto Paranaense de Cegos (IPC) fizeram, ontem, uma visita à exposição Origamis Complexos, da ONG Dobrando Alegrias, no Espaço Cultural do MAM – Muito Além da Medicina. A visita faz parte das atividades desenvolvidas pelos alunos do IPC em parceria com o Dobrando Alegrias e o Projeto Ver com as Mãos, que também inclui o aprendizado de dobraduras. Batizado de Origami Acessível, esse projeto reúne alunos cegos e voluntários uma vez por mês na sede do IPC.

O objetivo do programa Origami Acessível é levar aos alunos uma nova possibilidade de trabalho manual e artístico, além de possibilitar a ampliação do repertório imagético para cegos que, de outro modo, dificilmente conseguiriam construir mentalmente uma imagem tridimensional de animais, insetos ou personagens ficcionais.

A ONG Dobrando Alegrias trabalha desde 2013 com a atividade do origami, levando semanalmente as dobraduras para pacientes em hospitais, Casas de Abrigo para crianças em situação de risco, escolas públicas e asilos, como forma de terapia e entretenimento.

Nas visitas aos hospitais, o primeiro origami ensinado ou doado é um coração com asas e o paciente é incentivado pelo voluntário a presentear essa dobradura a alguém.