Durante o Dia Mundial do Fusca, realizado em Curitiba 144 carros formando a inscrição DMF 2016, bateu recorde junto ao RankBrasil de Maior mosaico com veículos VW antigos. O desafio aconteceu em 26 de junho no pátio da faculdade SOCIESC, na BR 116.

Segundo o idealizador e realizador do DMF, Marco Aurélio Cesar Rebuli, a ideia de montar um mosaico gigante surgiu de um evento ocorrido na África do Sul em 2009. Contactei o responsável, o Sr. Pierri Burguer, que me passou as noções de como fazer, revela.

Rebuli explica que o processo inicial exigiu uma séria de etapas entre o planejamento do desenho a transformar em mosaico, a busca de um lugar para a realização, o dimensionamento do desenho ao tamanho do local, a verificação de quantos veículos seriam necessários e a garantia que todos os inscritos estariam no dia e horário marcado.

Para a montagem, o idealizador conta que foi preciso colocar veículo por veículo no layout desenhado e na memória, e no dia do evento pôr os carros na posição planejada, com pequeno espaçamento entre eles. A desmontagem também necessitou atenção: Tivemos que desmontar o mosaico na ordem inversa da montagem, sem que nenhum veículo se danificasse com a movimentação.

Entre as principais dificuldades, ele aponta a busca por um grande lugar com pavimentação para realizar o desafio, além do levantamento de valores para pagar os serviços prestados como ambulância, banheiros químicos, camisetas, seguranças, homologação do recorde e limpeza do local.

O mosaico gigante superou as expectativas dos organizadores. Todos os inscritos compareceram dentro do horário planejado. Além destes, muitos outros prestigiaram a sua montagem, com um total incrível de 841 veículos, segundo nosso controle com voucher na entrada do evento, destaca.   

Conforme o idealizador, que é relações públicas do Fusca Mania Clube Curitiba, a conquista do título junto ao RankBrasil é motivo de orgulho. Somos o primeiro Fusca Clube no Brasil e nas Américas a registrar um mosaico gigante com VW antigos. Carregamos a bandeira deste recorde não só em nome do Fusca Mania Clube Curitiba, mas de outros Fusca Clubes da região, dos apaixonados por Fusca e derivados que não pertencem a clubes, e dos visitantes que estiveram conosco em cada edição do DMF – Dia Mundial do Fusca.

Grande admirador dos VW antigos, Rebuli possui um Fusca 1969. Somos loucos em ser apaixonados pelo Fusca? Então não estamos sozinhos nesta loucura, enfatiza. Ele aproveita a oportunidade para lembrar que o Fusca Mania Clube Curitiba é o Fusca clube mais antigo da capital paranaense e que ainda está em atividade, desde 2003. Agradecemos ao RankBrasil pelo carinho e profissionalismo na homologação de nosso primeiro recorde brasileiro, finaliza.

O evento
O DMF é realizado há oito anos em Curitiba, com a participação de cerca de 10 mil pessoas em cada edição. Em 2016, além do mosaico gigante e da mega exposição de VW antigos, o evento contou com mercado de pulgas, caça ao tesouro, espaço para crianças e para mulheres, área de alimentação com food trucks, vôo panorâmico com helicóptero, entre outras atrações.

A data
O Dia Mundial do Fusca é comemorado em 22 de junho em vários países. Neste dia, em 1934, ocorreu a assinatura do contrato entre a Associação Nacional da Indústria Automobilística Alemã e o Dr. Ferdinand Porsche, dando início ao projeto de fabricação do veículo.