O Governo do Paraná inícia hoje às atividades do Agosto Azul – mês dedicado à saúde do homem. A abertura oficial acontece às 9 horas no Teatro Sesc da Esquina (Rua Visconde do Rio Branco, 969 – Centro – Curitiba). A campanha deste ano aborda a saúde do trabalhador com o tema ‘Trabalhador! Passe um tempo com você. 

Atualmente, as mulheres vivem em média sete anos a mais que os homens no Paraná. Entre os motivos para a diferença está a violência e o alto índice de mortes masculinas ligadas às doenças cardiovasculares, cujo risco de aparecimento é maior em pessoas sedentárias ou que se alimentam de forma inadequada.
Segundo o coordenador do Programa Estadual de Saúde do Homem, Rubens Bendlin, o homem geralmente não tem o hábito de se cuidar e só busca atendimento de saúde quando apresenta algum sintoma aparente ou um quadro clínico mais grave. É preciso rever essa prática, pois muitas vezes pode ser tarde demais.

Até as 12 horas de hoje, os participantes poderão acompanhar palestras sobre o perfil epidemiológico do homem paranaense, a saúde do homem contemporâneo, o cuidado com a saúde do trabalhador, riscos cardiovasculares e uma mesa redonda com o tema O homem no mundo do trabalho: a importância da prevenção e promoção à saúde.
A programação detalhada pode ser acessada pelo link: http://www.saude.pr.gov.br/arquivos/File/ConviteV.pdf.
O evento é organizado pela Secretaria estadual da Saúde em parceria com Correios, Defesa Civil, Federações das Indústrias (Fiep) e do Comércio (Fecomércio) e suas entidades (Senai, Sesi e Sesc), Força Sindical do Paraná, Polícia Militar, Sanepar, União Geral dos Trabalhadores e Unimed-PR.
Este é o quinto ano consecutivo que o Governo do Estado promove o Agosto Azul. A realização da campanha virou lei no Paraná em 2012 devido à necessidade de mobilizar entidades públicas e privadas em torno da causa, da mesma forma que acontece com o Outubro Rosa, voltado para a prevenção do câncer de mama.