As ruas do Moradias Rio Bonito, no entorno do novo parque municipal que está em obras no local, receberão nova pavimentação. A Prefeitura Municipal de Curitiba lançou edital, na modalidade menor preço, para a contratação de serviços de pavimentação, drenagem e terraplenagem das ruas Dirce Rogal Tomazeli com Crescência Bertoldi e Rua Luiz Carlos Pereira Tourinho com Rua Maria Luzardi Bertoldi, na área da Subprefeitura do Tatuquara.

Os trechos totalizam 86,5 mil metros quadrados, com um valor máximo de R$ 3.306.389,29. As obras de pavimentação serão realizadas com recursos do Município e da Agência Francesa de Desenvolvimento. Os envelopes com as propostas serão abertos no próximo dia 17 de outubro de 2016, às 14h30, no Auditório da SMMA situado à Avenida Manoel Ribas, nº 2727 – Bairro Mercês.

A pavimentação faz parte de uma série de melhorias que a Prefeitura de Curitiba está realizando no bairro para a implantação de mais uma unidade de conservação. O parque, ainda sem nome definido, tem área total de 238 mil metros quadrados, está com 50% das obras concluídas e tem previsão de entrega para dezembro deste ano.

O fundo de vale, antes utilizado para descarte irregular de lixo, está dando lugar a mais um parque para a região sul da cidade. Conservamos o meio ambiente, trazemos uma opção de lazer para a comunidade e, consequentemente, melhorias e valorização de todo o bairro, explica o secretário municipal do Meio Ambiente, Renato Lima. O novo parque corresponde à quarta etapa do Rio Parque Conservação Barigui, amplo programa voltado para a conservação e preservação ambiental que criará um corredor de biodiversidade em Curitiba.

 

Infraestrutura

A nova unidade contará com sete áreas de estar, quatro parquinhos – sendo um deles adaptado para uso comum e de inclusão – , cinco canchas de futebol de areia, uma cancha de vôlei, três kits de ginástica, academia ao ar livre, sete passarelas, pista compartilhada com mais de 3 mil metros de extensão, churrasqueiras, paraciclos, uma quadra poliesportiva, uma pista de skate com 1,1 mil metros quadrados, uma Estação de Sustentabilidade e uma passarela e deck de madeira para observação do Rio Barigui.

O programa Rio Parque de Conservação Barigui prevê a implantação de áreas de preservação e de lazer ao longo do Rio Barigui a partir da integração dos parques Tanguá, Tingui, Barigui, Cambuí, Guairacá, Mané Garrincha, Reserva do Bugio, Mairi e o novo parque localizado no bairro Campo de Santana, próximo ao conjunto habitacional Moradias Rio Bonito (quarta etapa). A integração de todas essas áreas vai criar um corredor de biodiversidade entre as diversas unidades de conservação.

É esse corredor que vai ajudar na recuperação e preservação das margens do Rio Barigui, a partir de medidas de preservação de nascentes, conservação de ambientes naturais existentes, ordenamento das áreas de ocupação irregular às margens do rio, recomposição e preservação da vegetação nativa e mata ciliar, com a formação de um parque linear para melhorar a qualidade hídrica da bacia, com novas áreas de lazer que ajudam a evitar enchentes e ocupações irregulares, esclarece o superintendente de obras e serviços, Alfredo Trindade, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA).

Desde 2013, o Município de Curitiba teve três vezes mais áreas verdes criadas do que nos 20 anos anteriores, passando de 2,5 milhões de metros quadrados e para quase 9 milhões de metros quadrados, entre parques, reservas e bosques urbanos.