Curitiba vai sediar entre os dias 25 e 29 de outubro a sétima edição do Campeonato Mundial Feminino de Punhobol. O Clube Duque de Caxias vai receber os 68 atletas de 7 seleções da América do Sul e Europa. Brasil, Chile, Argentina, Alemanha, Áustria, Austrália e Suíça se enfrentam de igual pra igual em cinco dias da competição. O Punhobol que já faz parte do World Games, vai contar nesta edição do mundial com a participação dos olheiros do Comitê Olímpico Internacional.

Os rivais Brasil e Argentina fazem o jogo de abertura às 18:00 de terça-feira, 25 de outubro, às 18:00, logo após a cerimônia de abertura. Na quarta e quinta feira serão 10 jogos durante todo o dia. A final será realizada no sábado, dia 29, no período da tarde.

O Brasil é uma das potências do punhobol mundial. No masculino já foi bicampeão mundial, quatro vezes prata e cinco vezes bronze, além de campeão panamericano. No feminino, o Brasil sempre ficou entre as 3 melhores seleções, foi campeão em 2010, duas vezes prata e por três vezes bronze.

O Punhobol — A origem do esporte é remota. Suas raízes se encontram no sul da Europa, provavelmente na Itália. Mas, foi na Alemanha que o fausteboll(punhobol) teve maior desenvolvimento. No Brasil, o esporte foi trazido pela colonização germânica no início do século XX. Hoje cerca de 100 equipes praticam o punhobol nos estados do Sul (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul) e no Rio de Janeiro.

No Punhobol, o gramado possuí 50 metros de comprimento por 20 metros de largura, é dividido ao meio por uma rede que mede 2 metros, no masculino e 1,90 metros no feminino. As equipes são formadas por 5 jogadores de cada lado. As jogadas são feitas com os punhos e as defesas com os antebraços. A bola com diâmetro entre 65 e 68 cm, chega a pesar 380 gramas e pode chegar à velocidade de 80 Km/h em uma cortada.