Se nas ruas a dificuldade dos motoristas habilitados é grande na hora de estacionar ou manobrar, é natural que nos testes de habilitação aplicados pelo Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) a situação fique ainda mais evidente. Em 2014, último ano com dados disponíveis, 53,86% das pessoas que tentaram tirar a carteira na categoria B (automóvel, caminhonete, camioneta, utilitário) acabaram tendo de voltar para a autoescola. A maior dificuldade dos candidatos foi justamente a baliza.

Em entrevista ao Bem Paraná, publicada em 4 de maio de 2015, o coordenador do 1º Ciretran (Circunscrição Regional de Trânsito), afirmou que metade das reprovações ocorrem porque o candidato não conseguiu estacionar o veículo no tempo limite, de cinco minutos, ou então porque ele bateu no protótipo enquanto tentava posicionar o carro corretamente.

Ainda segundo a pesquisa da Allianz e da Continental AG, hoje os sistemas de alerta de estacionamento têm uso limitado, já que não cobrem as laterais do veículo e fazem com que muitos condutores confiem demais nesses dispositivos. A tendência, contudo, é que com a evolução desses equipamentos acidentes ao estacionar ou realizar manobras se tornem menos frequentes.